Publicidade

O ministro do Planejamento, Guido Mantega confirmou que o Governo estuda baixar pacote para socorrer as montadoras de autom¢veis que acumulam mais de 170 mil ve¡culos nos p tios.

Uma das medidas ‚ facilitar o financiamento de at‚ R$ 25 mil para fam¡lias com renda at‚ 15 sal rios m¡nimos interessadas em ter carro zero. Segundo Mantega, o Governo quer incentivar a renova‡Æo da atual frota de carros no pa¡s, o que seria conseguido tamb‚m com a redu‡Æo de impostos sobre o pre‡o dos ve¡culos novos e o corte dos juros nos financiamentos ao consumidor.

As medidas devem ficar prontas em dois meses e incluem a redu‡Æo de trˆs pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados- IPI)e de um ponto percentual no Imposto sobre Circula‡Æo de Mercadorias e Servi‡os- ICMS para os ve¡culos, exceto os acima de 2.000 cilindradas (sic). O pacote ainda reduziria em 4,5%, na m‚dia, os pre‡os de todos os autom¢veis fabricados, sendo que o desconto seria repassado integralmente ao consumidor.

Perguntado sobre a resistˆncia do Minist‚rio da Fazenda … concessÆo de benef¡cios fiscais, Mantega ressaltou que a decisÆo ‚ do pr¢prio presidente Lula. “NÆo existe restri‡Æo. Essa ‚ questÆo de Governo, nÆo de um minist‚rio. O presidente j  deu autoriza‡Æo ao Minist‚rio do Desenvolvimento para levar a id‚ia adiante”, disse. Segundo Mantega, o setor automotivo tem efeito multiplicador e sua reativa‡Æo provocar  ganhos em outros segmentos, de autope‡as ao varejo. Mantega aposta no sucesso do plano de renova‡Æo da frota para esvaziar os p tios das ind£strias. “As montadoras colocaram os funcion rios em f‚rias coletivas, mas evitaram as demissäes. EntÆo, j  estÆo pensando que, quando esses trabalhadores voltarem, terÆo trabalho para todos.”

Publicidade