Publicidade

“Para que os veículos elétricos sejam largamente aceitos, terão de se integrar às infra-estruturas de recarga existentes e emergentes, conectadas a redes inteligentes,” diz o Dr. Heiko Doerr, gerente de coordenação do escritório de interface de carregamento. “Para carregar veículos elétricos, a interface de comunicação é estabelecida através do conector de carregamento, e o HomePlug Green PHY fornece um padrão comum de comunicação para apoiar todos os modos de carregamento AC e DC.”

Na recente Computex 2011, feira internacional de computação, a HomePlug Powerline Alliance (aliança de linha de força de plugues domésticos) anunciou que os fabricantes Audi, BMW, Daimler, Porsche e Volkswagen apoiam o padrão de comunicação HomePlug GP de plugues domésticos americano (firma da cidade de Portland, estado de Oregon) que permite que veículos elétricos sejam conectados através da fiação elétrica doméstica existente e enviar ou receber dados pela internet através de seus portos de carregamento. Isso permitirá que os EVs (veículos elétricos) tirem vantagem inteligente dos momentos de eletricidade de baixo preço (fora das horas de pico) e também façam checagens remotas dos sistemas veiculares e da condição de suas baterias.

Os protocolos de comunicação foram selecionados pelo instituto nacional de padrões americano, AHAM, envolvendo 21 categorias, desde interoperabilidade, custo de instalação e operação, desempenho, facilidade operacional, protocolo da aplicação, rede, até camadas (tipos) de mídia.

Desenhada para aplicações em redes inteligentes, que incluam medidores inteligentes, eletrodomésticos menores, sistemas de aquecimento, ventilação e refrigeração, e veículos elétricos plug-in, a especificação HomePlug GP é um padrão de baixa potência que consome até 75% menos força que a especificação HomePlug AV para aplicações de maior largura de banda, tipo HDTV e VolP.

Publicidade

A HomePlug também anunciou que convidou todos os fabricantes de veículos a participar no desenvolvimento do programa de certificação do HomePlug GP, padrão que teve sua finalização em junho de 2010 e que deverá seus primeiros produtos certificados em mercado no meio deste ano.