Publicidade

Francisco Morais, considerado o idealizador do Rali dos Sertäes, lan‡a o livro “No Brasil” na livraria Paraler na pr¢xima ter‡a-feira, dia 23 de outubro, …s 20h. Chico, como ‚ conhecido, conta em seu livro como foi sua primeira viagem sozinho para desenvolver o roteiro do Rali SÆo Francisco, hoje conhecido como Rali dos Sertäes, o maior da Am‚rica Latina.

Em 1989, Chico resolveu tornar seu sonho uma realidade. Ele acompanhou o curso do Rio SÆo Francisco, desde sua nascente at‚ a foz, percorrendo 3.500 quil“metros entre os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, levantando trilhas para a poss¡vel realiza‡Æo de um rali apenas para a categoria Motos. Em 1991 acontecia a 1¦ edi‡Æo da prova. “Se vocˆ nÆo buscar o seu sonho quando tiver certeza, certamente nÆo ir  realiz -lo depois quando estiver na d£vida. A vida ensina”, profetiza Chico.

O livro, em formato de di rio, ‚ recheado de momentos inusitados, como a vez em que passava pela regiÆo de Raso da Catarina, na Bahia, e encontrou dois rapazes armados. “Mo‡o, mo‡o, aqui nÆo tem nada pro senhor entÆo suma!”. O cara que me falou isso, e o amigo dele, portavam uma carabina 22, como as que se vˆ em filmes de faroeste, e uma faca fina pendurada no peito, em sentido diagonal, parecida com uma espadinha de mais ou menos sessenta cent¡metros”.

Hoje o Rali dos Sertäes faz parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para Motos e conta com a participa‡Æo tamb‚m das categoria Carros e Caminhäes.

Publicidade

Mini-curr¡culo Chico Morais – Natural de Recife – Pernambuco, Chico Morais, ‚ arquiteto e reside em RibeirÆo Preto – SP h  28 anos. Arquiteto, Artista Pl stico e Ambientalista, foi homenageado em 2002 pela Dunas Race como diretor de prova de honra do 10§ Rally dos Sertäes por ter introduzido a modalidade Cross-Country no Brasil.

Servi‡o: Lan‡amento livro “No Brasil”, de Chico Morais / Data: 23 de outubro, ter‡a-feira / Hor rio: 20 horas / Local: Livraria Paraler
Endere‡o: Rua Quat , 300 – Vila Ol¡mpia