Publicidade

Como a inteligência e tecnologia para segurança nas pistas trazem benefícios, pela conectividade, para os modelos de motocicletas nas ruas. Esse é o tema-título do painel Duas Rodas do 25º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, evento que acontece de 25 a 27 de outubro Expo Center Norte, em São Paulo.

O painel das motocicletas acontecerá no dia 26 de outubro, às 14 horas, e será mediado por Renato Linke, físico do setor de Homologação de Veículos da Cetesb. Os palestrantes neste tema serão três especialistas. O primeiro deles será Alfredo Guedes Júnior, engenheiro mecânico especialista em motores ciclo Otto, supervisor de Relações Públicas da Honda, que falará sobre a conectividade nas motocicletas para facilitar rotinas e melhorar a segurança passiva e ativa de usuários, presente também em modelos de menor cilindrada.

Henrique Silva, da Yamaha, falará sobre a evolução da eletrônica

Henrique Silva, da Yamaha, falará sobre a evolução da eletrônica

Henrique Silva, instrutor técnico da Yamaha, abordará a evolução da eletrônica em duas rodas e de tecnologias como telemetria, já acessíveis ao motociclista, que ajudam a melhorar o desempenho do veículo e a segurança do condutor. Por fim, José Ricardo Vercesi, coordenador de Desenvolvimento de Produto Pneus para Motocicletas da Pirelli, apresentará os benefícios que a evolução da conectividade trouxe no desenvolvimento tecnológico em veículos de duas rodas, facilitando a interpretação de dados para desenvolvimento dos novos produtos e a melhor interação do motociclista com o veículo, mantendo foco na segurança.

Publicidade

O Congresso

Maior encontro do gênero no Hemisfério Sul dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos do setor, o 25º Congresso SAE BRASIL será presidido por Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. Este ano o tema será “A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro – Intermodalidade – Conectividade – Veículos e Sistemas Inteligentes”.

Serão 16 painéis de apresentação, dos quais três painéis-âncora (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 13 relacionados a diferentes áreas da mobilidade: Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário/Integração de Modais, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Supply Chain, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment.

Alfredo Guedes, da Honda, é um dos participantes do painel sobre motocicletas e falará sobre a conectividade

Alfredo Guedes, da Honda, é um dos participantes do painel sobre motocicletas e falará sobre a conectividade

O Congresso apresentará ainda Mostra Tecnológica com os últimos avanços e inovações da indústria automotiva, além de uma seleção dos melhores trabalhos técnicos (papers) do evento nas diversas áreas de atuação da engenharia. “O Congresso SAE BRASIL é, sem dúvida, o maior e mais importante fórum de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul, seus 25 anos de existência comprovam isso”, diz Philipp Schiemer, presidente do Congresso SAE BRASIL 2016.Separador_motos

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.