Publicidade

Panamericano de Kart: Peso é o novo adversário dos pilotos das Sudam Jr.

Regulamento da competi‡Æo prevˆ o limite de 136 kg para o conjunto kart-piloto na categoria. N£mero ‚ bem mais baixo que o adotado nos campeonatos nacionais e causou problemas ao kartistas de maior estatura

No kartismo, peso ‚ um item fundamental para o desempenho de um piloto. Por esse motivo, o regulamento de cada competi‡Æo prevˆ o limite m¡nimo para o conjunto kart-piloto, e no Campeonato Panamericano deste ano – que est  sendo realizado em Florian¢polis (SC) -, os valores sÆo ainda mais justos que nos torneios regionais. Para a categoria Sudam Jr., por exemplo, sÆo exigidos apenas 136 quilos, contra 144 kg nas competi‡äes nacionais, e por esse motivo, alguns dos principais pilotos da categoria entraram na pista em desvantagem em rela‡Æo aos advers rios.

Dizer que um piloto passa o peso no kartismo, no entanto, nÆo significa que ele esteja, necessariamente, fora de forma. Na maioria das vezes, ‚ a alta estatura que impede o equil¡brio, como acontece com o piloto paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave), que aos 13 anos de idade j  enxerga o mundo do alto de seu 1m70. “Na disputa por cent‚simos de segundo, cada quilo a mais pode representar uma desvantagem consider vel na briga pelos melhores tempos. No meu caso a estatura atrapalha um pouco e meu equipamento certamente me permitira estar mais adiante se nÆo fosse por isso”, disse Henrique, que ficou em oitavo no treino classificat¢rio.

Publicidade

Apesar da desvantagem, Henrique aposta na regularidade para chegar a um bom resultado. “Como o grid de largada da corrida final ‚ definido ap¢s as provas classificat¢rias, tenho chance de melhorar minha posi‡Æo de largada na bateria decisiva. E, largando bem, tudo fica mais f cil”, acrescentou o piloto, que foi sexto na primeira corrida deste s bado. A vit¢ria ficou com Pedro Bianchini. As provas classificat¢rias da Sudam Jr. continuam sendo realizadas hoje. A final ser  no domingo.