Publicidade

Panamericano de Kart: Treinos começam nesta quarta-feira em Florianópolis

Cerca de 100 pilotos de nove pa¡ses da Am‚rica do Sul come‡am o embate pelo t¡tulo mais importante do continente

Come‡am nesta quarta-feira os treinos livres para a edi‡Æo de 2006 do Campeonato Panamericano de Kart. A competi‡Æo ser  disputada no Kart¢dromo dos Ingleses, em Florian¢polis, e reunir  cerca de 100 pilotos de nove pa¡ses da Am‚rica do Sul. A programa‡Æo do evento prevˆ o in¡cio das atividades em pista …s oito da manhÆ, com a sessÆo inaugural da categoria Pr‚-J£nior.

A disputa da categoria mais esperada do evento, a Sudam C, come‡a …s 10h40 e ter  42 pilotos na pista, de acordo com a lista de inscritos divulgada pela Confedera‡Æo Brasileira de Automobilismo no in¡cio desta semana. Reunindo o maior grid do Pan em 2006, a Sudam ‚ tida como a F¢rmula 1 do kart no continente, j  que o regulamento da categoria permite muitas op‡äes de prepara‡Æo tanto no chassi quanto no motor.

Publicidade

“Teremos uma semana longa pela frente, com mais de sete horas de treinos, mas por causa da alta competitividade deste torneio todas essas sessäes sÆo de extrema importƒncia”, ressaltou o bicampeÆo paulista Gabriel Tojal, um dos destaques da Sudam C. “Como o equipamento usado em competi‡äes internacionais ‚ um pouco diferente do empregado nos estaduais, por exemplo, as primeiras voltas serÆo de adapta‡Æo. Em seguida, vamos partir para o acerto fino de chassi, motor e carbura‡Æo”, completou o piloto.

Pela manhÆ os treinos se estendem at‚ as 11h50, e na parte da tarde vÆo das 13h10 …s 17h. Quatro categorias estÆo em disputa neste Panamericano, mas somente trˆs delas entram na pista amanhÆ. Para a Cadete ser  realizado apenas o sorteio de motores, e os ensaios de pista come‡am na quinta-feira.

Na opiniÆo de Gabriel Tojal, o Panamericano de 2006 dever  ser um dos mais competitivos dos £ltimos anos, principalmente pelo fato de reunir pilotos de nove pa¡ses em uma das edi‡äes com maior n£mero de na‡äes participantes da hist¢ria da competi‡Æo. Uruguai, Argentina, Venezuela, Bol¡via, Chile, Paraguai, Peru, Col“mbia e, evidentemente, o Brasil estarÆo representados.

“Como o kartismo ‚ bem mais forte na Am‚rica do Sul do que na Am‚rica do Norte, nÆo teremos a presen‡a de pilotos americanos, canadenses ou mexicanos. Mas como o p reo duro sempre foi contra nossos vizinhos, teremos pela frente um campeonato muito forte e certamente muito interessante para o p£blico”, completou.

Publicidade

A quinta-feira tamb‚m ser  de treinos livres no Kart¢dromo dos Ingleses, e as sessäes classificat¢rias come‡am na sexta, a partir das 14h30. No s bado, …s 9h35 come‡am as provas classificat¢rias. As finais serÆo no domingo, das 13h …s 15h.