Publicidade
Foto: Stand Sundown

Foto: Stand Sundown

No SalÆo Duas Rodas, a Sundown apresentou trˆs novos modelos destinados apenas … competi‡Æo. Mostrou tamb‚m um prot¢tipo futurista de triciclo

No estande da Sundown, no SalÆo Duas Rodas 2007, destaque para a entrada da marca no mundo das competi‡äes. Foram trˆs novos modelos de motos: duas off-road, a SX 140 e a SX 250; e uma supermotard,a SMX 250, todas destinadas para as pistas. Ou seja, os modelos nÆo terÆo n£mero de Renavam.

Al‚m disso, a Sundown exibiu toda a sua linha 2008, com destaque para a motoneta Web, que recebeu um novo chassi, batizado de Flexbar e para a popular Hunter 90, que ganhou motor de 100 cc. Outra atra‡Æo da montadora no SalÆo Duas Rodas foi o prot¢tipo “Solution”, um triciclo que surge como solu‡Æo para o problema da crise de mobilidade nos grandes centros urbanos.

Publicidade

Para entrar nas pistas a Sundown apresentou uma versÆo aprimorada da STX 200 Motard, espec¡fica para competi‡äes. Com visual mais agressivo e menor distƒncia entre-eixos, a SMX 250 ganhou um movo motor: monocicl¡ndrico de quatro tempos, 249 cc, que gera uma potˆncia m xima de 22,3 cv a 8.000 rpm e torque m ximo de 2,12 kgf.m a 6500 rpm. O novo modelo traz quadro em alum¡nio de se‡Æo retangular, freios a disco em ambas as rodas, suspensÆo dianteira invertida (upside-down) e balan‡a traseira com monoamortecedor.

Foto: Estudo Sundown

Foto: Estudo Sundown

Para quem pratica o motociclismo off-road, a empresa promete tamb‚m duas novidades para o pr¢ximo ano: as SX 250 e 140. A SX 250 traz motor monocil¡ndrico de 249 cc e 22,3 cv de potˆncia. O modelo conta com pneus de cravos e todo o pacote mecƒnico e cicl¡stico da versÆo supermotard. J  a mini-moto, SX 140, tem motor de um cilindro, quatro tempos com arrefecimento a ¢leo, 140 cc e 17,3 cv de potˆncia m xima. Ideal para iniciantes, a motinho conta com suspensÆo invertida na dianteira e monoamortecida, atr s. Al‚m disso, a SX 140 est  equipada com freios a disco em ambas as rodas. Os pre‡os dos novos produtos nÆo foram divulgados pela Sundown.

Novidade para as ruas – Nas motos de s‚rie a novidade foi o novo chassi Flexbar na motoneta WEB. Segundo a marca, oferece maior resistˆncia, melhor absor‡Æo de impactos e tamb‚m minimiza as vibra‡äes. De acordo com Cl udio Rosa, diretor de novos produtos da Sundown, para a confec‡Æo da nova estrutura do quadro a empresa investiu US$ 1,2 milhÆo em quase dois anos de desenvolvimento. “Aumentamos a rigidez, sem perder a flexibilidade”, afirma Rosa. O diretor acrescenta que vai haver mudan‡as tamb‚m na popular Hunter, que antes tinha 90 cc e agora passa a ter um motor de 100 cc, resultando em um ganho de cerca de 10% em torque e potˆncia.

Publicidade

Prot¢tipo – “Como est  cada vez mais dif¡cil se locomover no Brasil, decidimos investir em pesquisa e construir ve¡culos que fossem alternativa para dar maior mobilidade ao consumidor”, conta Antonio Carlos Romanoski, presidente da Brasil & Movimento, dona da marca Sundown sobre o prot¢tipo “Solution”. Projetado como um ve¡culo da marca para o mundo virtual do Second Life, a empresa mostra sua primeira versÆo real, que alia a mobilidade de uma moto e o conforto de um carro. Para a sua constru‡Æo foram gastos quatro meses de muito trabalho. O Solution tem motor bi-combust¡vel de 250 cc, cobertura de acr¡lico, ar-condicionado, sensor de estacionamento, GPS e DVD Player.