Publicidade

A Sarita tem um trabalho de faculdade e consulta o Motonline sobre dados técnicos da Yamaha XJ6. Veja a pergunta dela:

Diferença entre A e B e as medidas dos ângulos A e B proporcionam neutralidade do chassi e progressividade na suspensão. Medida do off-set, trail e ângulo do rake (ataque da suspensão) proporcionam boa dirigibilidade.

Diferença entre A e B e as medidas dos ângulos A e B proporcionam neutralidade do chassi e progressividade na suspensão. Medida do off-set, trail e ângulo do rake (ataque da suspensão) proporcionam boa dirigibilidade.

Olá, gostaria de saber se vocês podem disponibilizar dados adicionais dos testes feitos nas motos. Estou precisando de algumas medidas para um trabalho sobre suspensão que estou fazendo na universidade. Gostaria das medidas dos ângulos mencionado no teste feito na XJ6 – A e B – e do comprimento dos segmentos traçados na imagem que faz referência a essa parte do teste. Caso vocês não possam disponibilizar ou não tenham mais esses dados, ficaria muito grata de ser informada. E por sinal, muito boa a matéria. Visitarei mais o site!

Resposta: Olá Sarita! Esses segmentos e ângulos foram traçados sobre a foto da moto e não temos uma referência exata para transformar isso em números. Foi só uma ilustração para se ter uma ideia da proporcionalidade entre essas medidas e ângulos. Minha sugestão é que você mesma faça essas medições. Com uma trena e um barbante você consegue medir. Trace sobre a moto as linhas com o barbante, marcando os segmentos com uma caneta. Depois, sobre a trena, verifique a sua medida. Fazendo cálculos simples com esses segmentos você pode ter também os ângulos. O ângulo de Rake, como está na ficha técnica é de 26 graus e a medida do Trail é 103 mm. Se não tiver uma moto fácil para executar essas medições você pode ir a uma revenda da Yamaha e solicitar o acesso a uma moto no show room para fazê-las. Acho que não vão se negar, se você explicar direito a sua necessidade.

Publicidade

Você pode verificar também outras reportagens no Motonline sobre suspensão e ciclística das motocicletas:

Na área de testes de motos fazemos considerações a respeito da dirigibilidade da moto em todos os testes, levando em conta essas características. Abraços e boa sorte no seu trabalho. Se pudermos ajudar em algo mais, fique à vontade.

Separador_motos