Publicidade

O governador do Paran , Roberto RequiÆo, o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e representes da Petrobras e da AMP – Associa‡Æo de munic¡pio do Paran  assinaram, nesta segunda-feira (24), em Foz do Igua‡u, um convˆnio com a empresa BS Colway Pneus, de Piraquara, na RegiÆo Metropolitana de Curitiba, para o recolhimento e a reutiliza‡Æo de 3,5 milhäes de pneus usados de todo o Paran .

A inten‡Æo do Programa, chamado Rodando Limpo, ‚ acabar com um dos principais criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e tentar erradicar a doen‡a em todo o Estado. “Estamos iniciando essa parceria para combater o mosquito e fazendo isso, certamente, baixaremos o n£mero de casos de dengue no Paran “, disse o governador.

RequiÆo anunciou tamb‚m que o respons vel pela execu‡Æo do projeto ser  o secret rio Luiz Eduardo Cheida, do Meio Ambiente e Recursos H¡dricos, e sua primeira missÆo ser , gradativamente, ampliar o projeto para e criar usinas de reciclagem de outros materiais, como pl stico e papel, em todo o Estado.

O Programa foi iniciado h  pouco mais de um ano e meio pela BS Colway em Curitiba, Londrina, Maring  e Cascavel. Ele consiste em transformar pneus velhos em ¢leo combust¡vel e g s. Depois de recolhidos os pneus sÆo triturados e misturados ao min‚rio de xisto na usina da Petrobras, em SÆo Mateus do Sul (PR).

Publicidade

Segundo o secret rio da Sa£de, Cl udio Luiz Xavier, 666 casos de dengue j  foram confirmados em todo o Estado e 1,8 mil casos suspeitos. Em Foz do Igua‡u, onde foi registrado o maior n£mero de casos no ano passado, h  hoje apenas seis casos confirmados. A situa‡Æo mais cr¡tica, segundo Xavier, ‚ em Londrina, no Interior do Estado, onde foram registrados 350 casos.