Publicidade

Realizado nos últimos dias 5, 6 e 7 de julho o PARANAGUÁMOTOS 2011, evento organizado há 12 anos pelo Motoclube Robalos Rebeldes, sediado na Cidade de Paranaguá.

Motociclistas de todas as tribos no 12º Paranaguámotos.

Motociclistas de todas as tribos no 12º Paranaguámotos.

O Paranaguámotos é talvez o maior evento motociclístico do Estado do Paraná e já se tornou tradição na cidade de Paranaguá, que acolhe com carinho motociclistas e triciclistas das mais variadas tribos e cidades de origem – via-se com facilidade placas de cidades distantes como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e até do Rio de Janeiro.

O Município de Paranaguá demonstra interesse reconhecendo o Paranaguámotos como importante evento turístico dentro do calendário da cidade e coloca à disposição da organização toda a infraestrutura necessária, como o fechamento de várias ruas centrais exclusivas para as motos e a cessão do enorme espaço público existente às margens da Baia de Paranaguá, próximo ao mercado de peixes e à rodoviária. A segurança é garantida pela presença marcante da Guarda Municipal e Polícia Militar que orienta os turistas e controla o trânsito.

Publicidade
Geraldo, organizador do evento e presidente do MC Robalos Rebeldes

Geraldo, organizador do evento e presidente do MC Robalos Rebeldes

Segundo o Presidente do Motoclube Robalos Rebeldes, Geraldo Augusto Taques Araújo, o Paranaguámotos é uma comemoração ao espírito motociclístico e ocorre sempre próximo ao “dia do motociclista”, tendo como marca a ausência de incidentes, o que motiva a participação de famílias inteiras pois sabem que seus filhos estarão em segurança, participando de um evento onde a irmandade, a união e o respeito são considerados premissas essenciais – é grande o número de crianças circulando entre as motos, admirando-as, preparando-se para formar uma nova geração de motociclistas.

O encontro anual acontece na histórica Cidade de Paranaguá, datada da primeira metade do século XVI, localizada às margens da Baia de Paranaguá, distante 90 km de Curitiba, onde está instalado um dos mais importantes portos brasileiros, responsável pelo escoamento de milhões de toneladas anuais de soja, milho e outros produtos agropecuários produzidos nos Estados do Paraná, sul de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, destinados ao mercado mundial. Através de acordo internacional, funciona também como “saída para o mar” para o nosso país vizinho o Paraguai. O acesso à cidade pode ser feito a partir de Curitiba através da rodovia BR 277 (que tem o pedágio mais caro do Brasil) ou pela PR 410, a belíssima Estrada da Graciosa (não pedagiada) que atravessa a mata nativa da Serra do Mar, passeio imperdível para quem vem de moto ao Paraná.

Paranaguá, como chegar.

Paranaguá, como chegar.

Publicidade

O 12º Paranaguámotos esteve recheado de atrações para todos os gostos. Além do contato com centenas de motos estacionadas lado-a-lado, os participantes puderam se divertir com espetáculos de weelling e zerinho, praticado por grupos locais, shows musicais diários ao vivo e mecânico, rifa cujo prêmio foi uma motocicleta zero km, várias barracas com comidas típicas da região, lojas comercializando produtos destinados a motociclistas e um inédito globo da morte com pilotagem aberta a todos os presentes ao encontro que tivessem coragem para encará-lo. Na área de camping anexa ao evento via-se centenas de barracas montadas por motociclistas, onde várias rodas de pessoas adentraram a madrugada conversando e contando histórias, sempre de forma ordeira e comportada.

Se você ainda não participou de nenhum Paranaguámotos está perdendo uma grande oportunidade de lazer e confraternização – em 2012 haverá outro, coloque na sua agenda.

Acompanhe a programação do próximo Paranaguámotos através do site do Motoclube Robalos Rebeldes:  http://www.mcrobalosrebeldes.com.br