Foto: Nivel do óleo - Bitenca

Paranóia da CB, Amazonas, Sissy bar,

Foto: Nivel do óleo - Bitenca

Foto: Nivel do óleo - Bitenca

Bitenca, Sou eu de novo, o dono da CB 450 da pergunta de ontem… Outras dúvidas me deixam paranóico com minha moto, veja se pode soluciona-las. 1- Motor ligado em ponto morto faz um barulho parecido com uma batedeira, ja mandei até desmontar mas me disseram que era normal e que meu motor mal tem 30 mil km, não era problema mecânico. 2-Eu pego estrada com minha CB frequentemente e sinto falta de estabilidade acima de 100km/h, pneus mais largos como da CBX 750F resolveriam esse problema? 3-Minha moto não queima óleo, mas raramente vejo ela soltando uma fumaça a mais pelos canos, cinza esbranquiçada. Como cuido muito da minha filha, levo ao mecânico sempre que acontece e ele NUNCA detectou nada ruim pra ela queimar óleo e alegou ser mistura muito rica, como se estivesse queimando muita gasolina. Isto procede? Rafael, 23, Rio de Janeiro, RJ

R: Rafael, um pouco de barulho a mais em ponto morto é normal, e corresponde às folgas que há entre os discos de embreagem e a cesta externa e cubo interno desse mecanismo, pois com o câmbio desengatado essas peças ficam flutuando nas folgas e realmente é normal. Em motos de embreagem multi-discos a seco esse barulho chega a ser assustador, como nas Ducati especiais modificadas.
Quanto aos pneus não é recomendado. Assumo que sejam de boa qualidade e estejam em boas condições, verifique o estado dos amortecedores, eventuais folgas na balança traseira e direção. Troque o óleo das bengalas e ajuste o nível do óleo (tipo ATF) dentro delas para que fiquem 80mm abaixo do topo do tubo quando completamente comprimido e sem as molas (retentores bons). Regule a pré-carga das molas dos amortecedores para o seu peso. Assim você terá certeza de que a ciclística de sua moto está ajustada para você e nas melhores condições possíveis, dentro das especificações do fabricante. Pneus mais largos podem piorar a dirigibilidade e economia de combustível. Não compensa.
Há uma diferença no tipo de fumaça que pode sair do seu escape. Realmente, um pouco de fumaça típica de excesso de combustível é normal para a sua moto, em determinadas situações de aceleração, até por desprender fuligem de dentro do próprio escapamento num momento de maior aquecimento e pressão dentro deles, não se preocupe. A queima de óleo em excesso deve ser identificada quando baixa o nível de óleo dentro do motor, essa seria a melhor forma de identificar o problema. Abraços

Foto: Sissy Bar - Wikipedia

Foto: Sissy Bar - Wikipedia

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Qual e melhor ,sissy bar removivel ou fixo? Saulo, 31, São Paulo, SP

R:Saulo, acho que esse acessório, como todos, tem suas variações conforme o gosto do usuário. Se você viaja muito e sempre com bagagem ele sendo fixo pode ser que ele vá lhe proporcionar um resultado melhor, pode ser mais bem preso. Por outro lado se for removível a leveza e praticidade da moto na cidade melhora. O que for melhor pra você.