Publicidade

Milhäes e milhäes de d¢lares em ve¡culos e equipamentos cruzam durante v rios dias de janeiro pa¡ses miser veis da µfrica, alguns na lista dos mais pobres do mundo.

Mas parte desse dinheiro tamb‚m ‚ deixada pelo caminho com a‡äes sociais promovidas em parcerias com o Rally Paris-Dakar.  o caso do programa SOS Sahel, que prevˆ a constru‡Æo de escolas, hospitais, po‡os artesianos e barragens para a popula‡Æo carente dos pa¡ses do Mali, Burkina Fasso e Senegal.

No Brasil, a equipe Petrobras Lubrax desenvolve v rias a‡äes sociais, como a distribui‡Æo de alimentos durante o Rally dos Sertäes e a realiza‡Æo de palestras com a verba da venda de ingressos revertidas para institui‡äes. Durante o Dakar, no site oficial da equipe, no link abaixo, um leilÆo com produtos oficiais do time e doados por grandes nomes do esporte arrecada dinheiro para o Projeto Ampliar, que presta atendimento a adolescentes carentes.

A caravana do rali chegou neste domingo a Bobo Dioulasso, capital de Burkina Fasso, o quarto pa¡s africano que recebe a competi‡Æo. A prova passar  duas noites no acampamento montado no aeroporto e na segunda-feira ser  dia de descanso. Os concorrentes nÆo terÆo que fazer etapas cronometradas nem deslocamentos. O rali s¢ volta ao normal na ter‡a-feira entre Bobo e Bamako, no Mali.

Publicidade

O rali vai completar trˆs dias sem disputas, incluindo o dia de descanso e as duas etapas canceladas – a de s bado e a de domingo – devido a supostas amea‡as de ataques contra o evento. Para Klever Kolberg e Lourival Roldan, a partir de ter‡a-feira, quando recome‡ar  a prova, a cautela ser  de extrema importƒncia. “Depois de trˆs dias de pausa, todo mundo vai querer correr como louco. Precisamos tomar cuidado para manter a coloca‡Æo e tentar subir no ranking”, comentou Klever Kolberg.

Al‚m de Klever e Roldan, de Mitsubishi Pajero Full, a equipe Petrobras Lubrax est  disputando as categorias moto, com Jean Azevedo (KTM 700), e caminhÆo com Andr‚ Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Eurofarma, Planac Inform tica, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhäes, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promo‡äes.