Publicidade

“O chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, Wagner de Lima Moreira, proibiu a entrada de grupos de motoqueiros e jipeiros que vinham utilizando as trilhas da Unidade de Conserva‡Æo para praticas esportivas off-road e com isso causando danos ao meio ambiente.

Segundo ele, a utiliza‡Æo indevida do Parque, com os grupos entrando em  reas nÆo permitidas … visita‡Æo e, inclusive, causando erosäes no solo, vem causando muitos danos ambientais, prejudicando principalmente a flora e a fauna local. “Na verdade este tipo de atividade nÆo ‚ permitida em Unidades de Conserva‡Æo e, como nosso pessoal ‚ pouco para uma fiscaliza‡Æo mais intensa, resolvemos proibir a entrada de grupos, para evitar maiores danos”, explica Wagner Moreira.

Para maiores informa‡äes, entrar em contato com a Chefia da Unidade pelo telefone (37) 3433-1195.”

Como tenho um papagaio (ave) em minha casa, entrei no site do IBAMA para ver se encontrava alguma coisa do tipo “como regularizar a situa‡Æo de seu papagaio”. Para meu espanto encontrei essa not¡cia acima, publicada no dia 9/1/2003.

Publicidade

Quanta discrimina‡Æo, quanto preconceito, quanta ignorƒncia, quanta incompetˆncia, quanto abuso de poder.

O dia que os incˆndios, maior causador dos danos … flora e fauna, que acontecem todos os anos nesse parque forem controlados; o dia que as  guas das chuvas, maior causadora de erosäes, forem controladas; o dia que o acesso ao parque for melhorado e possa ser feito com outro tipo de ve¡culo que nÆo seja uma moto ou jipe, devido ao p‚ssimo estado de conserva‡Æo das estradas que dÆo acesso a ele; e o dia que o IBAMA arrumar outra fonte de renda para o pessoal da regiÆo, que nÆo seja o grande volume de “motoqueiros” e “jipeiros” que lotam as cidades vizinhas (hot‚is, pousadas, bares, restaurantes, casas de artesanato…) do parque durante todo o ano; o dia que nos apresentarem um estudo cient¡fico provando que n¢s realmente somos os causadores dos danos que nos sÆo atribu¡dos; a¡ sim poderemos aceitar esse abuso de poder, interferindo no nosso direito de ir e vir, mesmo de moto ou jipe, como qualquer cidadÆo Brasileiro.

Quanto ao meu papagaio, segundo o IBAMA, como ele vive solto em minha casa e sem ter a asa cortada, eu posso ficar com ele sem problemas.