Publicidade

Um ano depois de ter pedalado 420 quil“metros, a maior distƒncia percorrida em bicicleta na estrada sem v cuo, por um brasileiro num £nico dia, o triatleta santista Cl udio Clarindo- Memorial vai agora dobrar o recorde nacional.

Desta vez, ele ter  a companhia do experiente ciclista J£lio Paterlini no 2§ Desafio Cortando o Estado de SÆo Paulo. SerÆo 850 km, indo de Santos, at‚ Guaran‚sia, no sul de Minas Gerais, e voltando ao local de partida. Eles come‡am o desafio na Pra‡a das Bandeiras, no Gonzaga, …s 2 horas da madrugada de quinta para sexta-feira. Logo no in¡cio do trajeto sobem a Serra do Mar, pela Rodovia dos Imigrantes. Depois de SÆo Paulo pegam a Rodovia dos Bandeirantes, a D. Pedro I e a SP 340, chegando … cidade mineira, que fica pr¢xima de Guaxup‚. De l , voltam pelo mesmo trajeto. A expectativa ‚ chegar na praia do Gonzaga entre 8 e 10 horas da manhÆ de s bado.

A inten‡Æo ‚ completar o percurso pelas estradas em torno de 30 horas. Os dois vÆo pedalar lado a lado- sem o uso de v cuo, ininterruptamente, fazendo apenas r pidas paradas para massagens ativantes e alimenta‡Æo. Eles vÆo contar com uma estrutura de apoio, comandada pelo t‚cnico da Equipe Memorial-Santos de Ciclismo, Cl udio Diegues. TerÆo carros seguindo atr s, com mecƒnico, massagista e, inclusive, com far¢is especiais durante a noite. “O apoio ‚ fundamental. Porque temos de pensar s¢ em pedalar. Temos a confian‡a na nossa equipe, que tem grande experiˆncia”, diz Clarindo, que ‚ professor de bike indoor, na Academia 408.

Com a experiˆncia de ter completado metade do trajeto ano passado, em 15h22min, ele est  confiante. “Na 1¦ vez, tive at‚ muita cautela, porque nÆo sabia o que poderia encontrar. Agora, j  tenho um pouco de experiˆncia”, afirma o triatleta de 26 anos, que j  completou cinco provas de Ironman, uma delas no Hava¡. Tanto ele quanto Paterlini afirmam que a maior dificuldade ser  “driblar” o sono. “A dor muscular d  para aguentar. Tenho muita for‡a mental. Sei do que eu posso”, acrescenta.

Publicidade

Os dois competidores nÆo pensam em parar nessa distƒncia. “Nossa id‚ia ‚ aumentar cada vez. Tamb‚m queremos disputar a Race Across of America, nos Estados Unidos. Temos apoio muito importante da Memorial, do Pepe Altstut, que est  garantindo toda a retaguarda para o nosso desafio. Ele tamb‚m est  treinando ciclismo e nos incentiva muito”, acrescenta Clarindo.

A prova contar  com a supervisÆo de um comiss rio oficial, para que o recorde seja homologado. O 2§ Desafio Cortando o Estado de SÆo Paulo conta com o patroc¡nio da Memorial e apoio da Homeof¢rmula, Paterlini Bikes, VZan, Reebok, Ciclo Leiriense, Sudeste Navega‡Æo, Prefeitura de Santos, FMA Comunica‡Æo e A Tribuna.