Publicidade

Pedrosa na pole position do Grande Prémio de França

Piloto da Repsol Honda assegura primeiro lugar da grelha em Le Mans depois de uma emocionante sessão de qualificação de MotoGP.

O espanhol Dani Pedrosa arrecadou a sua primeira pole position de 2009 já mesmo no final da sessão de qualificação de MotoGP de sábado do Grande Prémio de França, quando os pilotos tiveram a oportunidade de acelerar ao máximo numa pista seca.

Com a experiência de quatro temporadas a mostrar que a uma manhã de chuva segue-se normalmente uma tarde com sol, a pole position mudou de mãos várias vezes antes de Pedrosa fazer um último esforço e conseguir 1m33,975s na sua última volta, com uma margem de 0,005s.

Publicidade

O piloto da Honda, que parece ficar cada vez mais forte de cada vez que sobe para a sua RC212V, depois da lesão que o incomodou durante o Inverno, terá como companhia na primeira linha da grelha o também espanhol Jorge Lorenzo (Fiat Yamaha) e Casey Stoner (Ducati Marlboro).

Valentino Rossi foi melhorando à medida que a sessão decorria, com a quarta posição na grelha a representar um passo em frente, depois de se ter quedado pelo décimo primeiro tempo na manhã de sábado.

O compatriota de Rossi, Andrea Dovizioso (Repsol Honda) e o seu companheiro de equipa Colin Edwards, que por uns instantes teve a pole position durante a sessão, alinharão atrás deles na grelha.

A terceira linha será preenchida pelos pilotos da Rizla Suzuki Chris Vermeulen e Loris Capirossi, que ficaram a um segundo de Pedrosa, numa pista onde a vitória de 2007 foi entregue a Vermeulen.

Publicidade

O top ten ficou completo com o piloto italiano Marco Melandri (Hayate Racing) e o piloto caseiro Randy de Puniet (LCR Honda), que chegaram a cair durante a sessão de qualificação.

As previsões meteorológicas aponta para uma probabilidade de 80% de chuva no domingo, à hora da quarta corrida de MotoGP do ano.