Publicidade

As estatísticas elaboradas pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares – nos trás algumas informações curiosas a respeito dos usuários de motocicletas em nosso país:

Produção alta, lojas com estoque grande e clientes sem crédito

Conheça o perfil dos motociclistas brasileiros

► Os jovens entre 18 e 20 anos representam apenas 7% dos motociclistas, ou seja, somente após os 20 anos é que optam em massa pelas motocicletas, migrando para a fatia que representa 40% do bolo.

► Os usuários com mais de 36 anos formam uma fatia mais representativa, com 53%, contrariando a máxima de que motos são para os jovens. Os “tiozões” formam um time mais numeroso que o dos jovens entre 18 e 35 anos (47%).

Publicidade

► E as mulheres estão cada vez mais se rendendo aos benefícios (e prazeres) que a moto proporciona, e já representam 25% do total de motociclistas, número que vem crescendo a cada levantamento de dados.

 

► No quesito “razões de compra”, observamos que a grande maioria (40%) está buscando fugir do nosso precário transporte público, optando pelas motos devido à sua versatilidade e economia. Se somado ao percentual daqueles que elegeram as motos como substituta do carro, esse percentual cresce para 50%.

Publicidade

► Apenas 16% utilizam os veículos de duas rodas como instrumento de trabalho.

► 19% usam a moto apenas como instrumento de lazer.

Obs: Estas informações são públicas e estão disponíveis no site da Abraciclo, podendo ser consultadas livremente por qualquer cidadão ou autoridade. Seria ótimo se nossos representantes políticos as utilizassem para conhecer melhor o mundo das duas rodas brasileiro pois isso ajudaria na elaboração de projetos de leis mais sóbrios e voltados à solução dos problemas do segmento em nosso país.

Publicidade

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.