Publicidade

Pesquisa da ASE Brasil aponta melhora na qualificação dos reparadores

A recente pesquisa de opiniÆo realizada pela ASE Brasil – Instituto Nacional para Excelˆncia de Servi‡o Automotivo – com os reparadores automotivos aponta que o n¡vel de informa‡Æo desses profissionais aumentou consideravelmente.

Al‚m disso, o estudo mostra que as oficinas estÆo informatizadas e capacitadas para atender …s exigˆncias dos clientes e j  nÆo sÆo mais conhecidas como um ambiente desorganizado. “Com o avan‡o da tecnologia na engenharia automotiva, os reparadores ficariam fora do mercado caso nÆo se atualizassem”, completa Geraldo Luiz Santo Mauro, presidente da ASE Brasil.

Segundo levantamento do instituto, cerca de 90% dos entrevistados possuem curso profissionalizante, sendo que 70% deles sÆo formados pelo SENAI. “O SENAI ‚ parceiro da ASE e possui um excelente trabalho na forma‡Æo de reparadores”, ressalta Santo Mauro.

Publicidade

O percentual de profissionais com ensino m‚dio completo at‚ o 17ø teste ‚ de 53%. J  a porcentagem de candidatos com ensino superior chega a 8%, o que refor‡a o aumento do n¡vel de capacita‡Æo dos reparadores que fizeram a prova.

A informatiza‡Æo das oficinas ‚ outro ponto que evoluiu nos £ltimos anos. Cerca de 85% das pessoas que responderam … pesquisa declararam ter acesso … Internet, assim como 80% possuem e-mail. A Internet ‚ fonte de atualiza‡Æo nÆo s¢ na capta‡Æo de dados sobre novas tecnologias, mas no conhecimento de cursos e palestras de reciclagem dos profissionais.

O perfil do cliente acompanhou as mudan‡as. Hoje, as mulheres correspondem a 46% do p£blico que procura os servi‡os de repara‡Æo de autom¢veis. “As mulheres sÆo mais exigentes e buscam oficinas que al‚m de oferecer bons servi‡os, tenham boa aparˆncia. Essa evolu‡Æo no setor aproximou o p£blico feminino”, afirma Santo Mauro.

A ASE (Automotive Service Excellence) surgiu nos Estados Unidos, em 1972, com a finalidade de certificar os profissionais da repara‡Æo automotiva e dar maior credibilidade ao setor. No Brasil, a entidade, sem fins lucrativos, est  instalada desde 1996 e tem como presidente Geraldo Luiz Santo Mauro.

Publicidade