Pesquisa revela a visão do mundo sobre o Brasil

Estudo da Market Analysis constata que pa¡s ‚ o 5§ melhor avaliado quanto … influˆncia que exerce, ficando … frente de componentes do Brics (R£ssia e Öndia)

A Market Analysis, instituto de pesquisa e opiniÆo p£blica, apresentou os resultados do estudo internacional realizado em parceria com o Instituto GlobalScan, encomendado pelo Servi‡o Mundial da BBC. Em dezembro passado, foram ouvidas 14.503 pessoas, em 23 pa¡ses, que avaliaram a influˆncia exercida no mundo por outros pa¡ses.

Segundo Fabian Echegaray, diretor da Market Analysis, dentre os 14 pa¡ses que foram avaliados em termos de quÆo positiva ou negativa ‚ sua influˆncia no mundo, o Brasil foi considerado o 5§ pa¡s com melhor desempenho, reunindo 44% de opiniäes favor veis, ficando somente atr s da Alemanha, JapÆo, Fran‡a e GrÆ-Bretanha. “Esta classifica‡Æo o coloca … frente de outros componentes do Brics (R£ssia, 37%, e Öndia, 41%)”, afirma Echegaray. “Entre os participantes, o Quˆnia (67%), o Chile (65%) e os Estados Unidos (61%) enxergam mais positivamente a influˆncia brasileira perante o mundo. Ao contr rio de pa¡ses do Oriente M‚dio, como o Egito (43%) e a Turquia (40%), que o vˆem mais negativamente”, completa.

Outra constata‡Æo ‚ que, … medida que a renda do entrevistado aumenta, melhora a visÆo a respeito do Brasil, exceto entre os grupos no p¢lo mais abastado. O alto n¡vel de escolaridade tamb‚m favorece uma visÆo mais positiva sobre o pa¡s – 47,3% dos que tˆm p¢s-gradua‡Æo enxergam o Brasil com bons olhos (versus 44% da m‚dia geral). Seguindo esta premissa, 59% dos americanos com este perfil enxergam o pa¡s com bons olhos.

Na Turquia e no Egito, que o classificaram mais negativamente, 42,9% dos p¢s-graduados e 54,3% das pessoas de alta renda, respectivamente, consideram a influˆncia do Brasil como negativa.

De acordo com os dados apresentados, no geral, a visÆo europ‚ia sobre o pa¡s ‚ positiva. A GrÆ-Bretanha (43%) e a Espanha (42%) foram os respons veis pela melhor classifica‡Æo no continente. Completam o time dos europeus que vˆem o Brasil como boa influˆncia, a Fran‡a (40%) e a It lia (39%). Curiosamente, Portugal, com sua proximidade hist¢rica, divide opiniäes – 36% dos entrevistados avaliam o impacto positivamente e 34% de forma negativa.

Entre os pa¡ses avaliados, Alemanha e JapÆo dividem o primeiro lugar no ranking dos mais bem vistos, com 56%. O IrÆ fica com a pior classifica‡Æo, visto por 56% dos entrevistados como a pior influˆncia nos outros pa¡ses do mundo.

Perfil do olhar positivo – Em geral, os homens do mundo tˆm uma visÆo mais positiva do Brasil que as mulheres (47% vs 39%) e o mesmo acontece entre os jovens. Pessoas com at‚ 24 anos enxergam o pa¡s de forma otimista, enquanto apenas 37% daqueles com mais de 55 anos dividem a mesma opiniÆo.

VisÆo geral – O Brasil ‚ amplamente visto como influente positivamente (44%), com poucos pa¡ses no mundo tendo reservas a seu respeito e sem que haja uma maioria que tenha visÆo negativa. Foram 22% dos entrevistados que o associaram a um papel negativo e 17% nÆo souberam dizer.

Ficha t‚cnica – O levantamento sobre a influˆncia exercida no mundo por outros pa¡ses, realizado em dezembro de 2007,teve como base uma amostra de 14.503 pessoas, em 23 pa¡ses. Foram entrevistados adultos entre 18 e 69 anos, dos seguintes pa¡ses: Alemanha, Argentina, Austr lia, Brasil, Canad , Chile, China, Cor‚ia do Sul, Egito, Espanha, Estados Unidos, Fran‡a, GrÆ-Bretanha, Öndia, Israel, It lia, JapÆo, M‚xico, Nig‚ria, Portugal, Quˆnia, R£ssia e Turquia.

Sobre a Market Analysis – Instituto de pesquisas de mercado e opiniÆo p£blica, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiˆncia em estudos relacionados aos mais diversos temas s¢cio-econ“micos do mercado nacional e internacional, principalmente para os pa¡ses da Am‚rica Latina. Com destaque para os assuntos relacionados … sustentabilidade, meio ambiente, sa£de, telecomunica‡äes, comportamento social, novas tecnologias de informa‡Æo e comunica‡Æo e bens de consumo; al‚m de projetos relacionados ao custo-benef¡cio entre pre‡os e atributos, tamanho e segmenta‡Æo dos mercados, identifica‡Æo de prospects, introdu‡Æo de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento). Afiliada da Abep (Associa‡Æo Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associa‡Æo Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputa‡Æo Empresarial e Responsabilidade Social e j  coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. Tamb‚m ‚ membro do Grupo IRIS de institutos de pesquisa, que fatura globalmente mais de 92 milhäes de euros. A Market Analysis desenvolve regularmente projetos para empresas de atua‡Æo global, como BBC World News, Nestl‚, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e PÆo de A‡£car.