Publicidade

O paper “Tecnologia inovadora no controle de fluxo aerodinâmico, com potencial de aplicação desde veículos terrestres até aviões e helicópteros”, do engenheiro Vahik Khodagolian, da IVM Automotive/Semcon, foi considerado o melhor trabalho técnico na categoria internacional durante o Congresso SAE BRASIL 2008, encerrado neste dia 9 de outubro, em São Paulo.

Maior evento de tecnologia da mobilidade da América Latina, o SAE BRASIL 2008 apresentou 120 trabalhos, de 408 inscritos, além de uma exposição tecnológica e 16 painéis temáticos. Dos 120 papers selecionados, 11 eram do setor aeroespacial.

Na apresentação, o engenheiro Vahik Khodagolian apresenta o resultado de pesquisa sobre uma nova tecnologia de controle de aerofólios. Resultados experimentais apontam para uma técnica simples e eficiente, a partir do controle natural de aerofólios. Segundo o engenheiro, Vahik Khodagolian, a tecnologia tem potencial para ser empregada com sucesso em grande leque de aplicações para helicópteros, turbinas, aeronaves e veículos. Como prêmio, Vahik Khodagolian ganhou passagens aéreas e estadia para participar do Congresso SAE BRASIL 2009, também em São Paulo.

O Grupo Semcon AB atua no Brasil há poucos mais de 2 anos por meio da IVM Automotive/Semcon. No País, a subsidiária atua em 10 áreas: desenvolvimento do veículo completo; design; construção de protótipos; carroceria e interior; testes e simulações; desenvolvimento de sistemas; motor, transmissão e chassi; e eletroeletrônica.

Publicidade

As 10 áreas atuam sob modelos de negócios, voltados ao gerenciamento de programas, integração de sistemas, subsistemas e componentes, especificações e acompanhamento de testes, gerenciamento e administração de interfaces, gerenciamento de protótipos e suporte ao início de fabricação do produto e gerenciamento dos dados de engenharia e do monitoramento de mudanças.

“Nosso trabalho é centralizado no desenvolvimento e na integração de componentes e módulos em sistemas complexos para veículos”, conta Renato Perrotta, diretor executivo da IVM Automotive/Semcon Brasil, sediada em São Bernardo do Campo.

Mais um engenheiro do Grupo Semcon AB teve trabalho apresentado no Congresso SAE BRASIL 2008: Anders Sundin. Anders apresentou o ‘paper’ ‘Visibilidade conduzindo o design’, voltado à área de veículos de passeio. No trabalho, o autor propõe uma nova modularização estrutural nos automóveis para melhorar a visibilidade do motorista. Ao estudar aspectos de visibilidade, peso e modalização de um veículo, por métodos de análise de visão e recursos de realidade virtual, conseguiu reduzir substancialmente o peso do veículo, a partir da diminuição de componentes estruturais do veículo e, assim, oferecer maior visibilidade ao condutor.