Publicidade

A Petrobras passou do 83§ para o 8§ lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Reputation Institute (RI), empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova Iorque, e representa‡Æo em mais de 20 pa¡ses.

O ranking relaciona as 600 grandes empresas do mundo, e foi realizado pelo d‚cimo ano consecutivo. O Reputation Institute criou um modelo de pesquisa (Modelo RepTrak) que mede o n¡vel de estima, confian‡a, respeito e admira‡Æo que os consumidores tˆm em rela‡Æo …s empresas. O Reputation Institute entrevistou mais de 60 mil pessoas, de janeiro a fevereiro de 2007, em 29 pa¡ses.

Na pesquisa divulgada esta semana, o RI aponta o salto da Petrobras, que passou de 73.99 pontos, em 2006, para 82.19, em 2007, o maior registrado no grupo das oito primeiras colocadas. A companhia avan‡ou 75 posi‡äes, deixando para tr s empresas como Michelin, UPS, Swatch Group, Honda, Kraft Foods. A Petrobras conquistou tamb‚m a melhor posi‡Æo entre as empresas de energia. A segunda colocada do segmento ‚ a Gazprom-neft, empresa russa que ficou na 28¦ posi‡Æo.

O mesmo ranking internacional revela que, entre as brasileiras, a Petrobras aparece em primeiro lugar, … frente da Companhia Vale do Rio Doce (31§), Grupo PÆo de A‡£car (40§) e Gerdau (46§). Vinte empresas de capital nacional participaram da pesquisa e quatro ficaram entre as 50 primeiras colocadas. Em 2006, nenhuma empresa brasileira apareceu entre as 50 companhias mais respeitadas.

Publicidade

· frente da Petrobras, no ranking internacional, estÆo sete empresas europ‚ias e uma japonesa: Lego (Dinamarca), IKEA (Su‚cia), Barilla (It lia), Mercadona (Espanha), AP Moller-Maersk (Dinamarca), Toyota (JapÆo) e Ferrero (It lia).

Sobre a pesquisa
O Reputation Institute avalia tamb‚m sete outras dimensäes que, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, explicam a reputa‡Æo de uma empresa no ƒmbito internacional: lideran‡a, cidadania, performance, produtos/servi‡os, inova‡Æo, ambiente de trabalho e governan‡a. Esta ‚ a segunda edi‡Æo da pesquisa no Brasil.

http://www.noticiaspetrobras.com.br/interna.asp?id_noticia=3035&id_editoria=23