Publicidade

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, participou na tarde de ontem, segunda-feira (07/12), em Curitiba, da inauguração das instalações do Laboratório de Ensaios em Emissões de Ciclomotores, pertencente ao Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e patrocinado pela Petrobras com o apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

O laboratório possui um banco de provas completo para analisar diversos poluentes emitidos por veículos ciclomotores e seus estudos serão voltados principalmente para o desenvolvimento de combustíveis e a minimização do impacto ambiental causado pelas emissões de motocicletas.

O diretor de Abastecimento da Petrobras reforçou que iniciativas como esta estão inseridas na política de responsabilidade socioambiental da Companhia e ressaltou que -não há solução milagrosa para resolver a questão da poluição atmosférica. Mas a parceria com universidades e institutos de pesquisa é fundamental para enfrentarmos os desafios tecnológicos e desenvolvermos tecnologias de ponta que reduzam os danos ao meio ambiente-, afirmou.

A construção do laboratório faz parte de uma estratégia da Petrobras de investimentos em universidades e institutos de pesquisa em todo o país. Já são mais de 80 instituições no Brasil que, articuladas em redes temáticas, desenvolvem pesquisas em áreas de interesse da Petrobras. Segundo o diretor Paulo Roberto Costa, a Petrobras tem investido anualmente quase R$ 500 milhões no desenvolvimento destas redes.

Publicidade

Além do laboratório inaugurado hoje, existem apenas outros quatro do gênero no Brasil – três em Manaus (AM) e um em Campinas (SP) -, sendo estes ligados aos fabricantes de motocicletas ou indústrias de autopeças. O grande diferencial do laboratório do Lactec é o fato de ser o único no país capaz de atuar de forma totalmente independente, com perfil para atender tanto às legislações atuais quanto às futuras e o mercado global.

Também participaram da solenidade de inauguração do laboratório o diretor superintendente do Lactec, Luiz Malucelli Neto, o pesquisador do Lactec e gerente do projeto de implantação do laboratório, Renato de Arruda Penteado Neto e o pró-reitor de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Roberto da Rocha Krüger.

Sobre a parceria Lactec e Petrobras
O Lactec é um dos institutos de pesquisa ligados à Rede Temática Desenvolvimento Veicular da Petrobras. Ele foi inaugurado há dez anos e também possui capacidade para realizar pesquisas com veículos leves a gasolina e a diesel. O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) tem feito diversos trabalhos de pesquisa em parceria com o Lactec, incluindo ensaios de emissões de gasolina, diesel e estudo sobre emissões não-legisladas de veículos a diesel com misturas de biodiesel.