PIAGGIO MP3 Hybrid, força em dose dupla

PIAGGIO MP3 Hybrid, força em dose dupla

PIAGGIO MP3 Hybrid, força em dose dupla

Apresentado no Salão de Milão, o Piaggio MP3 Hybrid está equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico

Facilidade na condução e baixa emissão de gás carbônico na atmosfera. Estes dois temas nortearam o trabalho dos engenheiros da Piaggio para o desenvolvimento do MP3 Hybrid. Apresentado na 66ª Esposizione Internazionale Del Ciclo e Motociclo – EICMA 2008, o protótipo está equipado com dois motores: um à combustão e outro elétrico. Sempre atenta à questão da mobilidade ecologicamente correta, a tradicional marca italiana afirma que o MP3 Hybrid não é simplesmente um scooter com dois propulsores, mas sim um avançadíssimo conceito que integra a tradição dos motores a gasolina de baixo impacto ambiental, com uma força extra dos propulsores elétricos.
Ágil para o trânsito carregado dos centros urbanos, mas também bastante divertido para um passeio no final de semana, o MP3, com duas rodas na dianteira, precisava estar novamente à frente de seu tempo. Assim, a versão Hybrid não se limita a oferecer apenas duas possibilidades distintas de propulsão, mas incorporá-los em um sistema sofisticado que lhe permite combinar a potência do motor a gasolina, com uma pitada de consciência ambiental.
O Piaggio MP3 Hybrid incorporou um tipo de propulsão híbrida na qual os dois motores interagem por via eletrônica e mecânica, capazes de fornecer energia ao mesmo tempo para a roda. O motor elétrico auxilia o motor à combustão, otimizando o desempenho, oferecendo aceleração mais eficiente ao longo dos primeiros metros.
No Piaggio MP3 Hybrid também é possível operar apenas com o motor elétrico. Com um simples toque no botão, o motor à combustão é desligado e scooter MP3 Hybrid passa a ser totalmente ecológico, com nível zero de emissão.

Recarga
A transmissão automática garante facilidade de uso. O gerenciamento eletrônico combina os dois motores para oferecer não só uma melhor aceleração, mas também uma redução no consumo de combustível (até 60 km /litro) e nas emissões de CO2, apenas 40 g/km rodado. Em termos de desaceleração e de frenagem, o sistema de controle do MP3 Hybrid recupera e acumula energia na bateria (freios regenerativos). Na prática, segundo o Grupo Piaggio, o MP3 Hybrid roda com a mesma desenvoltura de um modelo somente à combustão.

É possível acompanhar o nível de carga da bateria por meio de um indicador no painel. Uma vez na garagem a bateria pode ser carregada pela rede elétrica tradicional. São necessárias apenas três horas para carregar as forças do MP3 Hybrid. As baterias estão escondidas sob o banco, que mantém espaço suficiente para acomodar um capacete.