Publicidade

No próximo dia 29 de novembro, o Sul do Piauí entrará para a história do ciclismo de estrada com a realização da última etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo 2015 (speed). A IX Corrida Ciclística Pedro Tomaz acontecerá na cidade de Floriano, sendo a primeira vez que uma etapa do Estadual de Ciclismo é levada para o Sul do Estado.

Com realização da Associação Desportiva Corredores do Sertão – Adecos, que realiza competições de ciclismo atletismo e triátlon, a prova irá homenagear o Senhor Pedro Tomaz, que sempre foi um amante da bicicleta, tanto que por muitos anos abriu mão do uso de veículos motorizados e seguia  para o trabalho de bicicleta.

Última etapa do Piauiense de ciclismo acontece dia 29/11 - foto: Inema

Última etapa do Piauiense de ciclismo acontece dia 29/11 – foto: Inema

O organizador da prova, Ângelo Saraiva, professor de Educação Física e filho do homenageado disse, disse que há oito edições a prova homenageia o seu pai, falecido em 2006. “Ele era apaixonado pelo esporte e embora nunca tivesse competido, usava a bicicleta para o passeios e para ir trabalhar, embora pudesse comprar um carro”.

Publicidade

Floriano é uma cidade que vem crescendo em número de adeptos do ciclismo de estrada e do mountain bike, tanto que vem aumentando a representatividade de ciclistas nos campeonatos da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. Os primeiros praticantes surgiram na década de 1990 e a partir de 2001 o município passou a contar com ciclistas nas competições estaduais.

A IX Corrida Ciclística Pedro Tomaz será um circuito plano de 2,4 km, montado na Av. Frei Antônio Curcio (no cais da cidade) até a ponte que dá acesso à Barão de Grajaú, no Maranhão. “Até 2013, a Corrida acontecia entre os municípios de Jerumenha e Floriano, então em 2014 mudamos para esse mesmo circuito deste ano. Para nós é uma honra a prova ter sido homologada pela Federação, pois é a primeira vez que uma prova do Sul do Estado é inserida como etapa do Piauiense de speed”, disse Ângelo.

Para os candidatos ao título, além de troféu para o campeão das 11 categorias em disputa e medalhas para os 2º ao 5º colocados, haverá uma premiação de R$ 3.600,00. Podem participar também iniciantes na categoria Turismo. As inscrições estarão abertas até o dia 25 de novembro, pelo site do evento .

O congresso técnico acontecerá na Secretaria de Educação de Floriano, no sábado (28), a partir das 20 horas. Ao término desta etapa, já serão conhecidos os campeões piauienses da modalidade ciclismo.

Publicidade

Separador_motos