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Segunda maior frota de motocicletas do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais é o único estado da região Sudeste a apresentar esse desequilíbrio

De acordo com a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – a frota mineira de motocicletas é a segunda maior do país, com 2.075.169 veículos, atrás apenas de São Paulo, com 4.267.804. Sozinha, Minas Gerais responde por 11% da frota nacional.

Essa representatividade, porém, vem acompanhada de um viés. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o estado mineiro teria mais motocicletas nas ruas do que pessoas aptas a conduzi-las (18% de discrepância). Esse dado reflete uma triste realidade: a condução de motocicletas sem possuir a habilitação específica para o veículo.

“Sem o preparo ofertado pelo curso para a habilitação, o motociclista está sujeito a mais falhas de controle do veículo, maior negligência em relação aos equipamentos de segurança e a uma direção mais imprudente, acarretando em possíveis ocorrências”, explica José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

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Apesar de ser o único estado da região Sudeste a apresentar esse panorama, Minas Gerais não é o único do país. Nove outros estados brasileiros também possuem a frota de motocicletas maior do o que número de condutores com a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A”. A grande maioria dessas ocorrências está nas regiões Norte e Nordeste, muito por conta da falta de acesso ao conhecimento às regras de trânsito. Em toda a região Sul o número de habilitados é maior do que a frota regional. Confira o gráfico:

“A Abraciclo preza por campanhas de conscientização, como a que estamos lançando nesta terceira edição da Motofair, estimulando o uso do capacete. Já agendamos reunião com o DETRAN de Belo Horizonte e estamos sempre em contato com representantes e dirigentes de todas as esferas governamentais, buscando principalmente o aperfeiçoamento da formação do condutor e uma fiscalização mais constante nas ruas”, afirma Gonçalves.

Com uma frota nacional de mais 18 milhões de motocicletas, além de servir como meio de transporte para milhares de pessoas, esses veículos são reconhecidos por garantirem maior agilidade no deslocamento de maneira geral, e são um dos principais elementos nacionais de inclusão social.

“A motocicleta é o veículo de entrada para muitos brasileiros. 85% dos compradores são das classes C e D e que utilizam o veículo como meio de subsistência e de transporte a locais essenciais, como escolas e trabalho”, completa Gonçalves.

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MOTOCICLETA                                                                     BICICLETA
Frota Nacional: mais de 18 milhões                            Frota Nacional: mais de 65 milhões
Produção anual: mais de 2 milhões de unidades   Produção anual: mais de 5 milhões de unidades
5º maior produtor mundial                                            3º maior produtor mundial

NE:Publicado em 29/03/2012