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Você está pronto para altas cilindradas?

Você está pronto para altas cilindradas?

Você leu o título deste artigo e perguntou: “Como isso é possível?” Em aviação isso não é possível e para quem anda em carros também. Mesmo tendo quatro rodas alguns veículos precisam de uma categoria diferenciada, como a ‘D’, por exemplo, para dirigir veículos maiores de carga e de passageiros.

Mas com relação às motos, isso não vale. A única diferença que existe é entre a categoria de 50cc e acima delas. Na de 50cc é a ACC – Autorização para a Condução de Ciclomotores. Acima disso é a CNH categoria ‘A’. Acontece que com a CNH ‘A’ você pode pilotar motos de 2000cc sem nunca ter andando numa. Absurdo, não?

Não é só absurdo: é criminoso. É o mesmo que o piloto que tem brevê (habilitação para voar) tirado para pilotar teco-teco ir comandar um caça sem nunca ter pilotado um ou ter tido qualquer tipo de treinamento. Este avião vai cair.

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Há grandes diferenças entre motos de baixa cilindradas para as de média e alta cilindrada por exemplo. Potência, torque, ciclística, frenagem e por aí vai. Mesmo que seja familiarizado com motos de motor potente, se você anda numa big-trail e passa para uma esportiva terá que reaprender algumas coisas e isso leva certo tempo.

É cada vez mais crescente o número de mortes devido à falta de treinamento adequado. Todos concordam que a CNH para motos não prepara ninguém para andar nas ruas em uma 125cc. Quanto mais tirar numa 125cc e andar numa 600cc, por exemplo. Mas é assim que acontece e é assim que morrem.

Pode apostar comigo que neste último final de semana mais um motociclista perdeu a vida ao não respeitar o limite máquina, limite homem e limite sistema viário. Alie-se a isso a falta de treinamento adequado. Digo adequado, pois, por exemplo, um piloto treinado numa escola de pilotagem como a dirigida pelo meu amigo Carlos Amaral Motorcycle Training, jamais irá ultrapassar o limite seguro de velocidade para uma via urbana. E é para isso que também serve o treinamento.

Supermáquinas

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Pilotos habilitados em 125cc, sem treinamento para pilotar máquinas de maior desempenho correm o risco de se acidentarem em poucos meses. Se não morrem, ficam sequelas talvez para a vida toda. É preciso respeitar a moto, dosar seus limites e respeitar a sinalização viária. Além disso, desenvolva, através do treinamento, a atitude mental que controla a hesitação – um dos principais fatores para provocar um acidente.

Não seria o excesso de confiança que derruba moto? Sim, mas antes dele existe a atitude mental de ser confiante além do que você e a moto conseguem suportar. Em um sistema viário travado ou não, o excesso de confiança faz você desconsiderar situações de risco iminente e na fração de segundo que ele aparece você hesita, pois não foi preparado para aquilo. O resto é o que a gente vai assistir no noticiário.

Alguns pilotos novatos ou mesmo veteranos que sempre deram sorte de não se acidentar costumam acreditar que o equipamento de segurança fará o resto quando eles errarem. Acontece que não existe equipamento de segurança que consiga manter você vivo e inteiro em um acidente envolvendo postes e guard-rails.

Outro ponto importante são as federações de motociclismo e motoclubes que não oferecem treinamento para pilotos iniciantes. É comum ver pilotos andando em autódromos sem treinamento para este fim. A estas associações é possível exigir que seus afiliados passem por um curso dado por um instrutor competente. Motoclubes, antes de se formarem deveriam buscar tais instrutores. Alguns dizem que o custo é alto, mas eu pergunto: “Quanto vale a sua vida?” e ainda “Quanto vale você ficar aleijado ou sem um pedaço do corpo?”

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O Doutor

O Doutor

O treinamento vai transformar você em um Valentino Rossi? Teoricamente, não. Para isso será preciso um pouquinho mais de talento.

Assim, antes de comprar a moto dos sonhos, caia na realidade e busque uma boa escola de pilotagem. Ela não vai garantir que você nunca vá se acidentar, mas vai poder ensinar a você a pilotar numa margem de segurança capaz de trazê-lo vivo para casa.

O assunto é sério e nós motociclistas temos que cuidar de nós mesmos, pois o estado ainda vai continuar a entregar CNH a pilotos de 125cc para pilotarem motos acima de 600cc.

Enquanto isso, no mundo das duas rodas…

Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.