Publicidade

Piloto paulista pronto para a segunda participação do Rally Piocerá 2009

Com presença já confirmada para participar do Rally Piocerá que completa no próximo ano, 22 anos, o paulista Glauco Bellezzo, é um dos nomes de peso que vai concorrer na modalidade motos, categoria Sênior, prova de Regularidade. Além dele, pilotos de outros estados se preparam para competir no Piocerá, que terá início dos dias 26 a 31 de janeiro.

Essa é a segunda vez que Glauco Bellezzo vai participar do enduro. Ano passado, o piloto participou na equipe de apoio do Gil Motos Racing. “Participei da Edição 2007 na equipe de apoio do Gil Motos Racing, para conhecer o evento. Fiquei encantado com a organização e estrutura do Piocerá.”, afirmou.

A paixão pelo esporte off road, começou em 1993. Incentivado pelos pais, que também curtem o esporte, Bellezzo, começou a fazer trilhas de moto com uma XLX 350. Apesar de ficar um longo tempo sem correr, em 2005, ele voltou com força total e desde então, são apenas vitórias que agregam experiência e competência em competições de regularidade.

Publicidade

O espírito aventureiro e competitivo garantiu ao piloto alguns títulos regionais e ótimas classificações em provas. Só em 2006, ele conquistou o primeiro lugar na Copa Alto do Tiete 2006 e no Enduro do Caipira, que foi válido por etapas do Campeonato Brasileiro e Paulista. Além destas, ele participou ainda do Rally Rota Sul, Enduro do Caipira, Enduro das Flores, Copa Pakato, Two Days de Itatinga, Enduro das Montanhas, Sul Mineiro entre outras. “Entre estas competições, as mais desafiadoras foram o Enduro do Caipiras, levantado pelo “Dú” Sachs e o Enduro das Flores levantado pelo “Fabião” Simões. Foram extremamente completas e com todos os tipos de terreno e dificuldades possíveis de se encontrar numa prova. Trilhas, plantações, areia, pedra, rio, chuva, sol, subidas alucinantes, descidas inesquecíveis, planilhas perfeitas, médias, justas, tudo do jeito que a gente gosta”

Piloto paulista pronto para a segunda participação do Rally Piocerá 2009Para o Piocerá, Bellezzo pretende chegar pelo menos entre os cinco primeiros colocados. “A expectativa para este ano é muito boa, primeiro pretendo terminar e segundo, chegar pelo menos entre os cinco primeiros, mas concluir já seria ótimo”.

O piloto afirmou ainda que em São Paulo, costuma participar de diversos campeonatos, entre eles, o Paulista, Alto do Tietê, Centro Oeste de Regularidade, entre outros. Para participar de campeonatos e conseguir boa colocação, o segredo é uma preparação contínua. “A preparação prática fica praticamente em cima das provas que costumo participar, pelo menos a cada 15 dias, isso quando não é todo final de semana. Meu treinamento tirando a seqüência de provas é bem leve. Intercalo caminhadas ao final da tarde com alguns exercícios com equipamentos próprios em casa. Quando possível, ainda faço umas trilhas durante a semana por meio período”, disse. “Fora isso, participo de algumas provas de Enduro FIM (velocidade) na Copa Pakato e Cross Crountry na CACC quando possível”, acrescentou.

De acordo com o competidor, um dos maiores desafios enfrentados em uma competição são a superação e concentração. “Numa competição você corre contra você mesmo… Você larga com ZEROS pontos e pode terminar com 10000, perdido no final de um dia. Além desses desafios, tem os obstáculos também que é o cansaço, sono, sol escaldante, sede ou até mesmo uma chuva forte que pode deixar tudo imprevisível, como no ano passado”, afirmou.

Publicidade

Para os pilotos estreantes que sonham em conquistar títulos ao longo de enduros de regularidade, Glauco Bellezzo dá a dica. “O piloto estreante precisa saber se concentrar, pegar sua planilha ler e marcar o que lhe for conveniente. Tem que estar com o equipamento em ordem, revisado. Pneus novos são muito bons em provas longas. Alimentação é muito importante antes das provas, hidratação antes – durante – depois, algumas barras de cereais e repositores de energia rápida ajudam muito. Treine muito, faça muita trilha, simule bastante uma prova em andamento tanto em casa, como com os amigos no fim de semana, fazendo planilhas de provas antigas.Conheça seu aparelho de navegação, isso lhe dará muita confiança e ajuda a resolver rápido qualquer problema durante a prova sem ter que contar com ninguém … mudança de trecho em desvios, problemas na aferição, horários, entre outros”, orientou.