Publicidade

Pilotos da ATA confirmam presença no Enduro da Grande Natal

Prova abre o calendário nacional de Enduro F.I.M nos próximos dias 18 e 19 de abril

É grande a expectativa para o Enduro da Grande Natal, prova que vai marcar a abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro F.I.M. Na reta final dos preparativos, os participantes correm contra o tempo para garantir o bom desempenho nos próximos dias 18 e 19 de abril na capital potiguar. Mais de 40 competidores de todo o país já estão inscritos para a prova, número que deverá chegar aos 100 até poucos dias antes do evento. Entre os potiguares a participação promete ser em grande peso, pelo menos no que depender do Grupo ATA.

Criado em 2006 a partir da idéia de quatro amigos pilotos de moto, o ATA ou Amigos Trilheiros Amigos integra hoje 32 pilotos potiguares focados em diversas competições por todo o país. Objetivo um pouco diferente de quando foi criado. “Quando pensamos no ATA, pensávamos apenas em aumentar as oportunidades de nos reunirmos pelas trilhas, com a família e por aí vai, mas nada profissional. Com o tempo, o grupo foi crescendo e se tornando cada vez mais competitivo, focando as provas da modalidade, e hoje o foco é praticamente profissional”, explicou um dos fundadores da ATA e coordenador de eventos do grupo, Nelson Prezado.

Publicidade

Nessa linha, segundo Prezado, cerca de 70% dos integrantes da ATA devem correr no Enduro da Grande Natal. “É uma prova muito boa, com a participação em peso de competidores de todo o país. Acredito que teremos uma disputa acirrada porque a qualidade deles é compatível com a qualidade dos pilotos locais. Além disso, existe aquela questão de que os potiguares vão fazer de tudo para fazer bonito e vencer em casa, sem deixar o título para ninguém de fora”, disse Nelson.

De acordo o organizador e Presidente da Federação de Motociclismo do Rio Grande do Norte (Femorn) e vice da Confederação (CBM), Assis Aquino, que também integra o ATA, o grupo já está com tudo confirmado para correr nos dias 18 e 19 de abril, “já definiram equipe de apoio e os últimos detalhes e estão se organizando para a disputa”, contou Assis Aquino. E ele completou: “A participação do ATA é bem legal para o evento, pois reúne pilotos competentes e também formadores de opinião que só trazem o bem para a competição”.

E eles levam o bem para as comunidades carentes também, como conta um dos seus fundadores, Prezado. Segundo ele, o grupo além de se reunir para a prática do esporte tem caráter filantrópico e presta um trabalho social à população, que envolve doações de diversos mantimentos, de acordo com as necessidades encontradas. “Os integrantes do ATA pagam uma taxa mensal simbólica de 20 reais em benefício do próprio grupo, para realização de confraternizações, festas sociais, além de doações de mantimentos à comunidades carentes. Não temos fins lucrativos e desenvolvemos, além do profissionalismo no esporte, diversas ações sociais por diversas cidades. Isso é muito gratificante”, afirmou Nelson Prezado. O ATA tem encontros semanais, toda segunda-feira à noite, no AeroClube de Natal.

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM deste ano terá 14 etapas, realizadas em três regiões brasileiras (Nordeste, Sudeste e Sul). As etapas potiguares são realizadas pela Femorn – Federação de Motociclismo do Rio Grande do Norte com promoção da A. Aquino Eventos Esportivos. O patrocínio é do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da SEEL – Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e o co-patrocínio da KTM Mania. O Enduro da Grande Natal é válido por duas etapas do brasileiro e por duas do Campeonato Norte-riograndese da modalidade e reúne grandes nomes da modalidade de todo o país.

Publicidade