Publicidade

Os primeiros treinos coletivos das equipes da F¢rmula Indy visando a temporada 2003 terminaram, dando uma id‚ia de quem vai come‡ar bem o campeonato.

A primeira das 16 etapas o GP de Miami, est  agendada para o dia 2 de mar‡o no mesmo oval de Homestead, que sediou os testes dos £ltimos trˆs dias. O brasileiro Felipe Giaffone, da equipe Hollywood Mo Nunn, ‚ um dos mais animados. Primeiro, porque seu novo carro se mostrou competitivo. Al‚m disso, o modelo mais veloz do dia, pilotado pelo sul-africano Tomas Scheckter, da Chip Ganassi, usa o mesmo conjunto pilotado por Giaffone: chassis Panoz G-Force e motor Toyota. Um bom sinal.

“ uma boa maneira de come‡ar o ano”, disse Giaffone, quarto colocado no campeonato de 2002. “Logo no primeiro treino, percebi que o motor Toyota ‚ mesmo forte, com uma potˆncia mais bem distribu¡da que o Chevy que usei no ano passado. Ele ‚ potente tanto em baixa quanto em alta rota‡Æo”, analisou o brasileiro, que deu 50 voltas em cada um dos dois dias que testou. “No treino desta sexta, fiquei satisfeito tamb‚m com o novo chassis, da Panoz G-Force. Minha melhor volta, 26s8, foi quase oito d‚cimos melhor que o meu melhor tempo de ontem, 27s57. Precisamos de mais tempo para trabalhar no acerto, ‚ claro, mas j  d  para perceber que seremos competitivos”, disse.

Segundo a cronometragem da equipe Hollywood Mo Nunn (nÆo houve contagem oficial dos tempos), Tomas Scheckter fez as voltas mais r pidas desses trˆs dias, em torno de 26s4. “A temporada mais uma vez ser  muito apertada. A diferen‡a de tempo entre os carros mais r pidos que usavam motores das trˆs marcas nÆo passou de 3 d‚cimos de segundo”, exemplificou Giaffone. Al‚m de Scheckter, com Toyota, se destacaram Tony Kanaan, com Honda, da equipe Andretti/Green, e o bicampeÆo Sam Hornish Jr, da Panther, com motor Chevy da General Motors.

Publicidade

Al‚m de Giaffone, Scheckter, Hornish e Kanaan, participaram dos treinos de Miami alguns dos principais pilotos da categoria: Jacques Lazier e Vitor Meira, pela Menards, Scott Dixon, pela Chip Ganassi, Michael Andretti, pela Andretti/Green, H‚lio Castroneves e Gil de Ferran, pela Penske, Al Unser Jr. e Scott Sharp, da equipe Kelley, Tora Takagi, da Mo Nunn, e Buddy Rice, da Cheever. Os pr¢ximos treinos acontecem entre 3 e 7 de fevereiro, nos circuitos de Phoenix (Arizona) e Fontana (Calif¢rnia), no chamado Teste do Oeste, em que todos os pilotos participam. Antes do in¡cio da temporada, um £ltimo treino conjunto foi agendado para 17 e 18 de fevereiro em Miami.