Publicidade
Foto: Carlos Checa, piloto Honda no Mundial de Superbike. Primeira etapa será disputada neste final de semana, em Philip Island, na Austrália

Foto: Carlos Checa, piloto Honda no Mundial de Superbike. Primeira etapa será disputada neste final de semana, em Philip Island, na Austrália

Os motores já começam a roncar para o início da temporada 2009 do Mundial de Superbike. Neste domingo (1º), os pilotos Honda entrarão com força total em busca do título, na disputa da primeira etapa, em Philip Island, na Austrália. A rodada valerá também pelo Mundial de Supersport (660cc). A superpole será definida no sábado.

Segundo os organizadores, esta temporada tem tudo para ser a mais disputada desde a criação da competição. A Honda tem ganhado destaque em ambas as categorias. Em 2008, o espanhol Carlos Checa, da equipe Hannspree Ten Kate Honda CBR1000RR ficou com o quarto lugar do Mundial de Superbike. Ao lado do companheiro de equipe, Jonathan Rea, ele irá lutar para alcançar um posto ainda mais alto este ano. Além deles, Ryuichi Kiyonari (Ten Kate Honda CBR1000RR Racing) também está no páreo. Os três venceram etapas em 2008 e querem repetir o resultado. O campeão da última temporada foi o australiano Troy Bailiss.

Checa sofreu um acidente nos treinos e bateu a cabeça e os ombros. Mesmo assim, o piloto é esperado no grid de domingo. “Meu ombro ainda está um pouco dolorido e minha cabeça, bem, sempre tive problemas com ela”, brincou. “Tenho certeza que estarei inteiro até a prova. Mesmo com o acidente, eu era capaz de completar um bom número de voltas para experimentar algumas coisas novas. Minha temporada de testes não foi perfeita, mas eu gosto de Phillip Island e estou ansioso para correr novamente.”

Publicidade

Rea espera melhorar o desempenho obtido nos últimos treinos. “Precisamos melhorar. O importante é que encontramos uma maneira de fazer os pneus durarem mais até o final da corrida. Sabemos o que temos de fazer, mas estou realmente animado com o potencial até aqui”, comentou.

Já o campeão de 2007 da Supersport Kenan Sofuoglu e o vencedor de 2001 e 2008 Andrew Pitt se juntaram na equipe Hannspree Ten Kate, formando o time dos sonhos da competição. “Os tempos dos últimos treinos foram bons, apesar de alguns problemas que tivemos. Fizemos algumas mudanças nos pneus. Estou ansioso para a corrida. Será especial disputar o início da temporada em casa como campeão mundial”, destacou o australiano Pitt.

A disputa conta com outras novidades. A Stiggy Racing Honda acrescentou à equipe da Superbike os pilotos Leon Haslam e Roby Rolfo. Anthony West e Gianluca Vizziello representam o time na Supersport. A Hannspree Honda Althea retorna mais uma vez no Mundial de Superbike, com Mark Aitchison e Matthieu Lagrive, além disso, Tommy Hill saiu da categoria 600cc para a 1000cc. Gregorio Lavilla compete na Superbike pela Pro Ride, mas não disputará a primeira etapa. Já o ex-campeão europeu da Superstock 1000, Vittorio Iannuzzo, entra na pista pela Squadra Corse Honda CBR1000RR.