Publicidade

Pirelli conquista 1º e 2º  na classificação geral no Dakar 2009 com Scorpion Rally

O novo pneu off-road Scorpion Rally provou ser ideal para enfrentar as adversidades deste grande desafio

A estréia da Pirelli no Dakar como fornecedora oficial da equipe KTM não poderia ter sido melhor: o novo pneu SCORPION RALLY conquistou a primeira e a segunda posições no pódio com os pilotos Marc Coma e Cyril Despres. Este pneu off-road de competição foi desenvolvido juntamente com a KTM durante a preparação para o Dakar deste ano. Entre 235 pilotos, sete escolheram ter o suporte da Pirelli, dos quais, três terminaram entre os sete primeiros na classificação geral. Os pilotos Marc Coma (Espanha), da KTM Repsol, e Cyril Despres (França), da Red Bull KTM, foram extremamente competitivos nesta 31ª edição do Dakar, considerada a mais difícil competição de rally do mundo e que, neste ano, percorreu 10 mil quilômetros pela América do Sul.

Após dois anos de desenvolvimento, o novo pneu SCORPION RALLY, produzido especificamente para rally e nascido com a herança vitoriosa da família Scorpion, resultou num produto digno do desafio desta competição. Este novo pneu foi submetido a testes em colaboração com os melhores pilotos e equipes de rally, e o Dakar 2009 foi escolhido para o seu lançamento por causa da popularidade do evento e as características do terreno. A estrutura inovadora e funcional ajudou a garantir o desempenho extraordinário e a alta resistência contra fadiga e perfurações. Além disso, o composto e o desenho do pneu são projetados para proporcionar mais tração e aderência em terrenos difíceis, encontrados nos mais árduos rallies, como é o Dakar.

Publicidade

A Pirelli Pneus agradece a Marc Coma, Cyril Despres, a toda equipe KTM e demais pilotos por aceitar o desafio da mudança, pela excelente preparação antes da competição e por acreditar que a Pirelli poderia produzir um pneu de rally vencedor. O feedback positivo recebido durante os testes deixa claro que KTM e Pirelli formam um time comprometido.

No geral, os pilotos da Pirelli e o novo SCORPION RALLY venceram sete dos 15 estágios, e acumularam uma vantagem total de 1hora 52 minutos durante toda a competição. Estes pilotos percorreram 5.652 quilômetros de trechos especiais de Buenos Aires a Valparaiso, durante os quais encontraram um ambiente de corrida único nesta nova locação, com lugares notáveis, como a Terra do Fogo, as montanhas dos Andes e o Deserto do Atacama, o mais seco do mundo.

A diversidade extrema do Dakar 2009 e o novo território foram especialmente desafiadores para que equipes, pilotos e técnicos pudessem fazer os ajustes ideais nos pneus, nos compostos, nos mousses, nos tubos etc. Isto porque o ambiente era completamente diferente das edições anteriores do Dakar, na África.

Além do excelente desempenho dos dois primeiro colocados, Jordi Viladoms (Espanha), companheiro de equipe de Marc Coma, é um exemplo perfeito de espírito de equipe e perseverança. Ele terminou em sétimo entre 235 competidores, inclusive vencendo o estágio 10.

Publicidade

O piloto da Pirelli José Hélio Rodrigues Filho, da equipe Honda do Brasil, andou perto dos líderes durante toda a competição, somente atrás do grupo de motocicletas de maior cilindrada, colocando sua moto de 450 cc em 12º lugar na classificação geral do Dakar, e em 3º na sua categoria.