Pirelli Pneus e Equipe Petrobras Lubrax juntas em mais um ano de Rally Dakar

O Rally Dakar, a mais importante competi‡Æo de rally do mundo, tem in¡cio no pr¢ximo dia 05 de janeiro de 2008, em Lisboa, e marca tamb‚m o 21§ ano de parceria da Pirelli Pneus e Equipe Petrobras-Lubrax em competi‡äes.

-Em 2008 nÆo ser  diferente. A qualidade t‚cnica e tecnologia de ponta dos produtos Pirelli continuam em perfeita parceria com os ve¡culos da equipe Petrobras-Lubrax-, afirma Jose Carlos Garcia, Diretor de Rela‡äes Institucionais da Pirelli Pneus.

Ao longo de 15 dias os pneus Pirelli percorrerÆo, junto com a Equipe Petrobras-Lubrax, 9 mil quil“metros, rodando em estradas de areia, barro, terra e asfalto passando por quatro pa¡ses: Portugal, Marrocos, Mauritƒnia e Senegal

O executivo ressalta ainda que as condi‡äes enfrentadas pelos pneus nesses diferentes tipos de pista possibilitam um retorno imediato sobre a performance do equipamento. - como um laborat¢rio a c‚u aberto, as caracter¡sticas oferecidas pelo trajeto sÆo ideais para trabalharmos no desenvolvimento e aperfei‡oamento de produtos, principalmente os de competi‡äes, que acabam refletindo na qualidade do produto para o consumidor final-, explica Roberto Falkenstein, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli Pneus.

CaminhÆo – Os pilotos da equipe Petrobras-Lubrax estarÆo equipados com os mesmos pneus utilizados nas £ltimas trˆs edi‡äes do Rally Paris-Dakar, acrescidos de atualiza‡äes e inova‡äes tecnol¢gicas. A estrutura dos pneus – carca‡a, cintura met lica e banda de rodagem – foi constru¡da para suportar as dificuldades do percurso do Rally, como agressäes, picotamentos e lacera‡äes.

O grande diferencial desse pneu ‚ o refor‡o tˆxtil de Kevlar (material altamente resistente a perfura‡äes) que ‚ colocado entre o flanco e a carca‡a met lica. – Esse material protege a lateral do pneu contra uma poss¡vel perfura‡Æo e permite que o caminhÆo continue rodando com a performance do pneu inalterada- , explica o piloto Andr‚ Azevedo piloto da categoria -CaminhÆo- da Equipe, que far  uso dos pneus 1400R20 e PS22. Equipado com os pneus Pirelli, Andr‚ Azevedo conquistou o quarto lugar na edi‡Æo de 2006 do Rally Dakar e o quinto em 2007.

Para a Pirelli, os testes realizados durante as provas sÆo fundamentais na evolu‡Æo das especifica‡äes t‚cnicas dos pneus. -A competi‡Æo ‚ bastante positiva tamb‚m para o nosso consumidor, frotista ou caminhoneiro aut“nomo, que usufrui dessas evolu‡äes-, comenta Falkenstein.

Moto – Os pilotos Jean Azevedo e Rodolpho Matteis contarÆo com pneus que apresentam carca‡a refor‡ada e desenho especialmente desenvolvido para uso nas mais rigorosas condi‡äes de competi‡äes off-road. Os modelos Pirelli escolhidos foram o MT 18 Heavy Duty e o MT 21 RallyCross.

Carro – Lan‡ado em 2004, o pneu Scorpion Rally representa uma evolu‡Æo na modalidade off-road. Desde o final dos anos 80, quando lan‡ou a primeira linha de pneus especiais para picapes e autom¢veis em situa‡Æo de aventura, a Pirelli re£ne expertise suficiente para desenvolver pneus fora-de-estrada de alta performance.

O Scorpion Rally, j  est  na segunda versÆo e acompanhar , pela primeira vez no Rally Dakar, o piloto JoÆo Franciosi, da equipe Petrobras/Lubrax. -A parceria da Pirelli com equipes consagradas na modalidade foram essenciais para o aprimoramento dos atributos e benef¡cios desse produto-, lembra Falkenstein.