Publicidade

Pirelli será fornecedora oficial de pneus nos próximos campeonatos mundiais de rally

A Pirelli, que em 2007 celebra um s‚culo de sucesso no autoesporte, fornecer  pneus PZero, da linha de ultra high performance da marca, para todos os carros competidores do Campeonato Mundial de Rally (WRC, World Rally Championship) nos pr¢ximos trˆs anos, entre 2008 e 2010.

O conselho mundial da FIA, que se reuniu em sessÆo especial esta semana em Paris (Fran‡a), aceitou a oferta da Pirelli para o fornecimento exclusivo dos pneus. Fatores decisivos para a tomada de decisÆo foram: qualidade e diferencia‡Æo do produto, capacidade de inova‡Æo tecnol¢gica da Pirelli e o valor que a empresa d  para o mundo do esporte, apostando h  100 anos em competi‡äes mundiais e em jovens talentos.

A Pirelli est  presente em mais de 20 campeonatos nacionais e internacionais de rally, incluindo o Intercontinental IRC (Intercontinental Rally Challenge). Ô essa aposta no autoesporte mundial, especialmente nas provas de rally, que motiva a FIA para escolher a Pirelli.

Publicidade

A assEsse ‚ o segundo contrato de exclusividade que a Pirelli assina em 2007. No fim de janeiro, a s‚rie “Grand Am”, que ‚ o campeonato americano mais empolgante e popular de prot¢tipos, tamb‚m optou por pneus PZero da Pirelli, que serÆo usados nas provas pelos pr¢ximos trˆs anos, entre 2008 e 2010.

“A energia para participar de competi‡äes ‚ uma forte caracter¡stica da Pirelli. Faz parte da identidade da marca. Tem sido o nosso compromisso com o autoesporte mundial ao longo dos £ltimos cem anos”, explica Paul Hembrey, diretor da Pirelli Competizioni.

“No caso espec¡fico do Campeonato Mundial de Rally, a Pirelli tem uma enorme sintonia com a FIA, com os pilotos, com os t‚cnicos… por isso, a decisÆo de investir neste esporte, com a oferta de exclusividade para os nossos pneus. Foi por meio deste campeonato, especialmente, que conquistamos grandes vit¢rias e acumulamos muitas experiˆncias para o desenvolvimento e a produ‡Æo de pneus”, completa Paul Hembrey.

Em 2007, a Pirelli tamb‚m competir  no IRC (com corridas na Europa, na µfrica e na µsia) e em outros 20 campeonatos ao redor do mundo. “SÆo compromissos muito importantes e a Pirelli se prepara fortemente para cada um deles, oferecendo produtos competitivos e diferenciados aos pilotos, como ‚ o caso dos pneus Pzero”, destaca Mario Isola, Gerente de Rally da Pirelli Competizioni.

Publicidade

PIRELLI COMPETIZIONI – Onde tem velocidade tem Pirelli
A Pirelli ‚ a marca de pneus presente na maior parte das competi‡äes realizadas nos principais aut¢dromos brasileiros e latino-americanos. A empresa incentiva o esporte no Brasil e no mundo, participando de competi‡äes nacionais, internacionais, regionais, on road e off road, equipando ve¡culos com pneus especialmente desenvolvidos para competi‡äes e patrocinando eventos, equipes e pilotos.

No esporte, a Pirelli consolida sua imagem de lideran‡a em inova‡Æo e promove o desenvolvimento tecnol¢gico de seus produtos. No segmento de competi‡äes conta com atua‡Æo integrada de pilotos e engenheiros que fazem das pistas um dos mais rigorosos e completos laborat¢rios outdoor, como as equipes Petrobr s-Lubrax e Mitsubishi Racing, entre outras.

A Pirelli participa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Rally Internacional dos Sertäes junto com a Equipe Petrobr s Lubrax, que tamb‚m disputa o Rally Dakar. Al‚m disso, a Pirelli est  presente nas principais categorias do automobilismo como fornecedora e patrocinadora, como Trofeo Maserati, Stock Car, F3, F¢rmula Renault, Copa Clio, Mitsubishi Cup, Mil Milhas, TC 2000 e TC Argentina e America Le Mans, entre outras.

No motociclismo est  presente nas principais competi‡äes, como Mundial Superbike e no Brasil, o Campeonato Brasileiro de Motocross, Arena Cross e Supermoto, entre outras.

Publicidade

Muito mais do que simplesmente fazer das competi‡äes um grande vitrine, a Pirelli utiliza esses eventos para testar e desenvolver novos produtos. As corridas funcionam como laborat¢rios, onde pilotos colaboram com engenheiros, para avaliar a performance do pneu em diferentes tipos de solo, ressaltando a resistˆncia, aderˆncia, dirigibilidade, conforto e seguran‡a. Essas informa‡äes sÆo valiosas para que os projetistas da Pirelli encontrem o equil¡brio de cada novo produto, aliando sua aplicabilidade a todos os outros atributos que os consumidores procuram em um pneu.