Publicidade
Foto: A Srad 1000 do Leandro: original

Foto: A Srad 1000 do Leandro: original

Estava eu navegando no site hoje e vi que o Leandro Mello fez uma GSXR-1000 igual a nova CBR-1000 naked? Quem se inspirou em quem?.
Marco – Sumar‚, S.P

R: O projeto da Srad Mellosa ‚ mais antigo que o da Honda CB 1000R, logo, ele ‚ que nÆo copiou! Esse estilo ‚ uma tendˆncia.

P¢s
Sobre o assunto p¢s-venda. O mesmo aconteceu comigo quando fui trocar minha TDM225. Eles me ofereceram R$ 4.500 quando na verdade valia R$6.000 A Yamaha daqui do Guaruj  ‚ Andr‚Car revendedora.
J£lio – Guaruj .

Publicidade

Consumo
Minha Twister est  fazendo m‚dia de consumo muito baixa para os padräes (22km/L mesmo sem apertar muito o acelerador). J  regulei o carburador pelo padrÆo original, j  troquei agulha da b¢ia do carburador, j  troquei a vela de igni‡Æo. Enfim, nÆo sei mais o que olhar pra saber o que pode estar ocasionando isso. Peguei essa Twister Zero, direto de Concession ria Honda. NÆo for‡o. NÆo ando no limite. Troco ¢leo a cada 1000km. Modelo 02/03, 34mil km rodados. Vocˆs podem me dar alguma dica?
Daniel – Cristalina, Go

R: Consumo ‚ uma questÆo muito vari vel, porque depende de cada tipo de motociclista, clima, uso etc. Eu fiz m‚dias de consumo com a Twister que variavam de 20 a 28 km/litro, portanto os 22 da sua moto estÆo dentro da m‚dia. Um dos elementos que aumenta o consumo ‚ o filtro de ar. NÆo adianta regular o motor, limpar o carburador e deixar o filtro sujo.  que nem tomar banho e suar a cueca suja! NÆo adianta nada! Veja tamb‚m calibragem de pneu, qualidade da gasolina (varie de postos) e pare de gastar dinheiro … toa trocando ¢leo a cada 1000 km! Se colocar mais ¢leo tamb‚m aumenta consumo de gasolina porque as pe‡as encontram mais resistˆncia para funcionarem. Enfim, tem uma lista de vari veis que pode influenciar no consumo. Seu peso e altura tamb‚m!

Motard
Tite, Minha d£vida ‚: ando vendo muitas motos trail sendo modificadas para o estilo supermotard. As resolu‡äes do CONTRAN permitem essas modifica‡äes? E outra: pra quem s¢ anda na cidade, compensa, a princ¡pio ter uma supermoto ao inv‚s de uma street? Ubiratan – Ceilƒndia, DF

R: A rigor nÆo ‚ permitido, mas basta fazer a altera‡Æo no documento com e necess ria vistoria e tudo bem!

Publicidade

ChÆo
Tenho uma NX 150, carinhosamente apelidada de “franguinho de macumba”. Estava eu e minha motoca, andando pelo bairro onde moro, num domingo de manhÆ, quando numa curva, havia uma latinha de aluminio amassada e jogada no meio da rua, eu estava bem devagar, mas mesmo assim, nÆo consegui desviar e passei em cima da maldita. nÆo deu outra, “tomei um chÆo bunito”, mas como nunca saio sem capacete fechado, luvas e demais acessorios de seguran‡a, nada de grave aconteceu comigo. J  o “franguinho” apenas um retrovisor quebrado. Fica o registro para todos os motociclistas tomarem cuidado com tudo ao nosso redor, e para nÆo usarem capacete tipo “peruzinho”, se eu estivesse com um capacete desse tipo, com certeza seria bem pior, porque cai realmente de cara na rua. Pelo amor de Deus, nÆo joguem lixo na rua.
Donizete – SBC – SP

Amo-RJ
Gostar¡amos de ver divulgado em seu site o nome de nossa AMO-RJ ASSOCIA€µO DOS MOTOCICLISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, entidade sem fins lucrativos que nada cobra do motociclista nem aceita dinheiro publico, apesar de sermos um Entidade de Utilidade Publica Estadual,com o nosso trabalho desenvolvemos a cria‡ o e aprova‡ o de Leis em prol do motociclismo a vinte oito anos de funda‡ o. Visite o nosso site www.amo-rj.com.br e constate que somos a unica no Brasil que conseguimos aprovar Leis sem nos envolvermos em Politica. Apoiamos aqueles que nos ajudam, mas com trabalho voluntario e com um Conselho de Motociclistas desprovidos de qualquer interesse pessoal politico ou financeiro. N¢s rateamos entre n¢s os custos da AMO-RJ, exatamente como nos outros dezessete Estados que incentivamos a cria‡ o das outras AMOS ESTADUAIS e as suas funda‡¢es
ALOISIO – RIO DE JANEIRO

Clube DR
Tite, sobre a carta do Wilson – SÆo Paulo, acerca da DR650RE 1995, existe um site do Clube DR650 que ‚ muito bom, com v rias informa‡äes t‚cnicas sobre a motoca. Se nÆo me engano, o endere‡o ‚ www.clubedr650.com.br. Sei porque tive uma 1994 que era show de bola e vendi para pegar uma DR800, que me deu muita dor de cabe‡a, mas ‚ um trator tamb‚m.
Ralph – Niter¢i, RJ

Rela‡Æo
qual rela‡Æo fica boa na CG 150 pra que ela tenha um pouco mais de for‡a nas subidas ?
Evandro – Bofete, SP

Publicidade

R: Teria de ser uma rela‡Æo mais “curta” com um pinhÆo menor ou coroa maior. Mas saiba que ficar  mais lenta de velocidade final.

Acess¢rios
Oi comprei uma cg titan 150 es e queria modifica-la um pouco. Gostaria de colocar nela um freio a disco, aros estrelas, pneus de 150 sport, carenagem traseira da 150 sport aquela que fexa o amortecedor e um guidon de 150 sport. Tem como?
Didio – Canoas. RS

R:  mais f cil, seguro e econ“mico trocar sua Titan por uma Sport!

àleo
Minha duvida ‚ simples mas pode ser importante para todos pois e o seguinte as motos (diga-se pequena cc) em suas especifica‡äes tecnicas indicam 1,2 litro de oleo no motor mas mesmo nas autorizadas na troca ‚ colocado apenas 1 litro os 200ml nÆo influem? ou ‚ o maximo de oleo admitido no motor?
wamberto – Garanhuns – PE

R: Depende, o normal ‚ ter uma indica‡Æo para troca apenas do ¢leo e outra para troca de ¢leo + filtro de ¢leo. Se a moto tiver filtro de peneira, e a especifica‡Æo for 1,2 litros entÆo ‚ para colocar os 1200 ml sim, e nÆo apenas 1000. Alguns donos de moto pÆo-duros na tentativa de economizar e desprezam esses 200 ML.

Consumo
Fala Doc, ‚ o seguinte, tenho uma moto CG 150 ES e ela nos primeiros dias de comprada estava fazendo uma m‚dia de 40 km/l, depois baixou para uns 37km/l e agora pouco menos de 2 meses depois de comprada so est  fazendo uma media de 35km/l. Na verdade eu acho uma boa m‚dia, mas pq caiu de 40 p 35 km/l?
William – Itabuna – Ba

R: Provavelmente ‚ a sua forma de medi‡Æo que nÆo ‚ muito criteriosa. O correto ‚ a moto consumir mais nos primeiros quil“metros.

Capacete
Doc. Tite, Quando escolhi meu capacete (street) dei preferˆncia …queles com narigueira e pala para o queixo, observei que utiliza o mesmo que eu, um CMS GP4 que possui essas caracter¡sticas. Mas quando vejo fotos ou v¡deos da SBK ou da MotoGP vejo que os pilotos retiram tais acess¢rios que, a princ¡pio garantiriam uma melhor condu‡Æo. Por que isso? Esses itens nÆo sÆo importantes assim? Ah e s¢ mais uma perguntinha, j  abusando; essa nova Sundown 250 parece ser a mesma da Peugeot, mas no site desta ultima nÆo consta nenhuma moto na categoria 250cm3, s¢ scooters. ‚ um desenvolvimento conjunto entre as f bricas?
Gabriel – Atibaia-SP

R: Aquela defletor ‚ um ASSESSàRIO, que tem a fun‡Æo de evitar o emba‡amento. Pode ser retirado em dias quentes. Eu mesmo nÆo gosto de usar esse assess¢rio porque limita a minha respira‡Æo. Depende de qual site da Peugeot vc visitou. Ela comercializa motos somente em alguns mercados.