Publicidade

Tema é abordado em livro lançado em São Carlos, pela EdUFSCar, escrito por pesquisadores brasileiros e portugueses

“SIG – uma plataforma para introdução de técnicas emergentes no planejamento urbano, regional e de transportes”. Este é o título do livro lançado recentemente pela EdUFSCar. A obra tem autoria de professores brasileiros e portugueses que atuam em pesquias na área de planejamento urbano, Arquitetura e Engenharia Civil.

O livro é dividido em três partes e tem por objetivo apresentar algumas técnicas emergentes com grande potencial para o planejamento urbano, regional e de transportes. A primeira parte explora o potencial de uma ferramenta em três dimensões (3D) usada para análise ambiental urbana, por meio da extensão de um software comercial desenvolvida especificamente para esta função. Na segunda parte da obra os autores apresentam alguns conceitos e técnicas para avaliação multicritério e a relação destes dados com o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Já a terceira parte do livro mostra os conceitos e técnicas das redes neurais artificiais em relação à plataforma SIG.

O grande diferencial da obra, segundo os autores, é que as três partes do livro podem ser lidas de forma isolada, sem haver prejuízo à compreensão. O único elemento que liga as partes é o fato de que as ferramentas apresentadas são implementadas por meio de uma plataforma comum, fornecida pelo SIG.
O livro tem autoria de Anônio Nelson Rodrigues da Silva, professor do Departamento de Transporte da Escola de Engenharia USP-São Carlos; Rui Antonio Rodrigues Ramos, Daniel Souto Rodrigues e José Fernando Gomes Mendes, docentes da Universidade de Minho, em Portugal; e Léa Cristina Lucas de Souza, professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp-Bauru.
A obra já está disponível na Livraria da EdUFSCar, que fica na área Norte do campus São Carlos da Universidade, próximo à Biblioteca Comunitrária.

Publicidade

[email protected]