Pneu nanotecnológico

A nanotecnologia, o uso de part¡culas de mat‚ria do tamanho de um bilion‚simo de metro, j  ‚ uma realidade do futuro imediato, mas seus efeitos come‡arÆo realmente a ser sentidos a m‚dio prazo e poderÆo estar mudando nossa maneira de vida num futuro um pouco mais long¡nquo.

Vejam, por exemplo, o que est  acontecendo com os pneum ticos.

A Michelin francesa, famosa nÆo apenas pela qualidade de seus produtos mas tamb‚m por seus avan‡os hist¢ricos, tem pago pelos trabalhos feitos pela InMat americana, empresa de pesquisas de Nova Jersey, na busca por um nanopneu. O grande problema, que precisa ser solucionado: a borracha, material essencial de todo pneum tico, ‚ perme vel demais.

A teoria da InMat diz que nanopart¡culas de barro podem ser misturadas a part¡culas de pl stico e borracha sint‚tica, formando um pneum tico ultra hermeticamente vedado. De acordo com os c lculos de seus cientistas e engenheiros, um revestimento but¡lico nanocomposto de 25 microns (0,0025 cm) equivale em veda‡Æo a uma barreira de 1 mm de borracha sint‚tica.

A InMet diz que seu material ‚ muito mais fino e leve do que qualquer selante de pneu existente e portanto pode trazer vantagens de menor custo de material, peso do pneu (revestimento interno em nanocompostos em vez de borracha but¡lica) e melhor economia de combust¡vel atrav‚s de menor resistˆncia ao rolamento, que trar  funcionamento mais frio e maior seguran‡a. Os custos industriais dos pneus deverÆo descer, principalmente para caminhäes, “nibus e outros ve¡culos de grande peso que usam muito mais borracha sint‚tica.

Por enquanto, tudo ainda est  na fase de testes de laborat¢rio. NÆo ‚ para j , claro. Grandes problemas ainda deverÆo aparecer quando se chegar aos est gios de demonstra‡Æo de adesÆo ao solo e aos ciclos de flexibilidade.

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.