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O Contran- Conselho Nacional de Trƒnsito proibiu o uso de pneus recapados, recauchutados, reformados ou remoldados em motocicletas, motonetas e ciclomotores. A decisÆo est  em vigor desde a £ltima sexta-feira, dia 7 de maio.

A Cƒmara Tem tica de Assuntos Veiculares analisou durante trˆs anos os riscos de acidentes graves provocados por pneus gastos ou remodelados e concluiu que eles colocam em risco a seguran‡a das motos, menos est veis do que ve¡culos de quatro rodas. O uso de rodas trincadas, quebradas ou deformadas tamb‚m est  proibido e passa a ser infra‡Æo grave, sujeita … multa e apreensÆo do ve¡culo.

Francisco Petrini, diretor executivo do Simefre (Sindicato Interestadual da Ind£stria de Materiais e Equipamentos Ferrovi rios e Rodovi rios), explica que a medida garante a seguran‡a dos motociclistas, j  que pneus em bom estado sÆo fundamentais para a estabilidade. “Existe motociclista que acredita fazer um bom neg¢cio ao pagar menos no pneu recuperado, mas nÆo leva em conta os riscos imediatos porque a banda de recapagem pode se soltar conforme as condi‡äes do asfalto”, explica.

Com dois membros na Cƒmara Tem tica de Assuntos Veiculares do Denatran, o Simefre foi um dos maiores defensores da proibi‡Æo do uso de pneus recauchutados em motos. “Ajudamos o Conselho com informa‡äes, testes de dirigibilidade e frenagem, al‚m de documentos sobre os perigos do uso de pneus recuperados em ve¡culos de duas rodas. Agora, esperamos ajudar na divulga‡Æo da resolu‡Æo para coibir a utiliza‡Æo”, diz Petrini.

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