Publicidade

Pneus
Mandei um e-mail anterior a respeito das medidas para pneus da Tornado, mas gostaria de especificar que gostaria de saber das medidas m ximas para a dianteira, serve o da Twister? CB 500?
Pablo Pires
Vila Velha, ES
L¢gico que vc se refere ao aro menor, tipo Supermotard. Recomendo o pneu dianteiro da CB 500 porque tem 4 lonas.

Desorientado
Gostaria que me orientasse em uma d£vida. Comprei uma Tornado e estava pesquisando sobre Supermotard, vi muitos sites e liguei para alguns locais para cotar pre‡os, mas achei caro demais para meu bolso (os aros e a raia‡Æo), porque na realidade gosto da Tornado e gostaria apenas trocar aqueles pneus de f brica, dando um visual mais esportivo aos pneus, mas sem tirar as rodagens originais, pergunto: Qual a maior medida dos pneus que posso colocar em uma Tornado? Me falaram que o pneu da CB 500 e da XT 600 cabem no aro original da Tornado,‚ verdade? lembrando que estou querendo conciliar est‚tica e seguran‡a. Por favor gostaria de uma resposta de quem entende do assunto, e tenho certeza vc entende,
Pablo Pires
Vila Velha, ES
Pablito, vc s¢ esqueceu de um detalhezinho insignificante: qual pneu, meu filho, o dianteiro ou traseiro? Realmente vc est  bem desorientado: imagine algu‚m falar que o pneu da CB 500 serve na roda original da Tornado! A CB tem aro 17″ e a Tornado tem aro dianteiro 21″, ser  que sÆo iguais? Para mexer na Tornado precisa obrigatoriamente trocar a roda dianteira, senÆo vc ficar  sem op‡Æo de pneus esportivos. Se nÆo quiser trocar o aro, os pneus da XT 660 sÆo mais “on” e podem melhorar a est‚tica sem comprometer a seguran‡a. Nem pense em colocar o pneu traseiro da CB 500 e o dianteiro da XT 660 que eu te mato!

Agoniado
E a¡ Tite, beleza?!  o seguinte, estou prestes a adquirir minha PRIMEIRA motoca e estou numa d£vida cruel.. A princ¡pio, a d£vida era entre NXR125 Bros e XTZ 125, principalmente pela economia. Depois de conhecer o site, e ler v rias vezes vc falando “moto ‚ um ve¡culo econ“mico por natureza” ou entÆo “tem gente que me pergunta sobre consumo”, mudei de op‡Æo, mas a d£vida permanece. Tornado ou XT225? Qual seria a melhor op‡Æo? A modo vai ser utilizada no transito urbano (deslocamento casa x trabalho), em pequenas viagens e eventualmente tb em ¡das ao s¡tio, onde percorro um trecho de mais ou menos 20 KM de chÆo. E a¡, qual a melhor op‡Æo? Em tempo, tenho 1,80m e peso 100Kg. Acabei de ver mais uma XT250? Como ‚ que ‚, ainda demora a sair? E entÆo, XTZ225, XT250 ou Tornado?
Nelson de Lima Santos
Goiƒnia, Goias
O filho nem nasceu e vc j  quer saber qual a melhor faculdade pra ele! Calma, n¢s nem andamos na XT 250, como dizer qual a melhor? Entre a Tornado e a XT 225, nem precisa ter d£vida, v  de Tornado na cabe‡a!

Paciente
Estou escrevendo s¢ para fazer constar que esse fim de semana, dia 20 de agosto, estarei fazendo uma viagenzinha de motoca. Vou daqui de Curitiba at‚ uma ch cara em Campina Grande do Sul, perto da Estrada da Graciosa de Honda Biz. Quando voltar eu conto como foi e como a motoca se comportou nesse curto trecho de estrada, de mais ou menos 50 km de distƒncia daqui.
Junior Mayer
Curitiba – Paran 
Boa viagem!

Publicidade

Hornet
Caro Tite e leitores do Motonline. Acompanho a algum tempo este site que muito contribui para sanar nossas d£vidas motocilc¡sticas. Com rela‡Æo ao e-mail do Sr. Dorival, de Santo Andr‚-SP, tenho a afirmar que possuo uma Hornet com 3.500 Km rodados (predominantemente em estradas) e nunca senti a frente balan‡ar da forma como foi descrito, mesmo quando a moto ‚ acelerada ao extremo. Cheguei a ultrapassar 200 Km/h (em 5¦ marcha e asfalto em excelente estado) sem oscila‡äes ou sacolejos indesej veis.  claro que tive que me manter abaixado pois a ventania ‚ grande e, mesmo com um bom capacete, nÆo h  como manter a cabe‡a entre os ombros e a munheca ¡ntegra nessa velocidade se o piloto ficar na posi‡Æo ereta. Outra coisa, em viagem a Tiradentes/MG a Hornet acompanhou muito bem a Suzuki Bandit 1200 de um amigo. O dono da Bandit ficou surpreendido com a leveza e dirigibilidade da Hornet.  evidente que em termos de torque o motorzÆo da Bandit fala muito mais alto por‚m, quando se fala em potˆncia estas nakeds se equivalem. Deixo para o Dr. Tite explicar esse neg¢cio de torque X potˆncia porque ‚ muuuuuiiito complicado! Finalizando, espero que o Sr. Dorival consiga sanar o problema de sua Hornet, que, acredito ser um fato isolado.
Maximiliano Koyama
Mogi Mirim/SP
Pronto, mais um leitor-piloto-de-teste. Calma, Max, devagar com esta Hornet. Se vc cair a 200 km/h vou no hospital e jogo uma caixa de micuins por baixo do gesso!