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Foto: penapedaleira BMW release

Foto: penapedaleira BMW release

Olá! Gostaria de saber se há algum problema em usar os mesmos pneus da Yamaha Fazer 250cc na Kasinski Comet 250cc? Tipo o que se ganha ou que se perde com a troca dos pneus? Me refiro ao desenpenho. É que li a respeito do pneu exagerado da Comet e que os pneus que equipam a Fazer são excepicionais. Enfim, vale a pena? Valeu! Luis, 35Rio Grande RS.

R: Luis, A Fazer tem pneu dianteiro 100/80 17 M/C 52S que serve em aros de 2.15/2.50/2.75 e pneu traseiro 130/70 17 M/C 62S, serve em aros de 3.50/4.00/4.50. A Comet tem pneu dianteiro 110/70-17 M/C 54 H para aros de 2.50/2.75/3.00/3.50 e pneu traseiro 150/70-17 M/C 69 H para aros de 4.00/4.50/5.00.
É necessário verificar nos aros da Comet quanto porcento o aro desta é maior do que o da Fazer, ou seja quanto o aro vai expandir o pneu menor relação ao pneu original. Esse número deve ser o mais próximo possível nas duas rodas, sob pena de nas curvas o comportamento ser imprevisível. Com certeza o perfil vai ficar mais baixo e isso acarreta uma redução na relação final da transmissão, pouca coisa. As informações de medida acima indicam a compatibilidade entre aros e pneus mas não implica que dê certo no conjunto da Comet, precisa verificar a proporção nas duas rodas que não deve exceder em 10% pois se assim for o comportamento em entradas e saídas de curva vai ser diferente, provavelmente para pior.
Um pneu exagerado para uma moto, mesmo que na roda certa é aquele que oferece muito mais tração do que o motor pode utilizar, acarretando perda de rendimento pelo grande arrasto que provoca e também causando problemas para a suspensão controlar o peso adicional não suspenso, saídas de curva podem oferecer a sensação de que o pneu está no limite de tração dando pequenas oscilações ao acelerar forte. Se vale a pena só fazendo um teste para ter certeza. Boa sorte.

Foto: Huskvarna release

Foto: Huskvarna release

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Olá! há um tempo em minha primeira viajem(340 i. e volta), me veio uma ificuldade,encarava blz os declives-110km/h, mas na hora de subir em 5ªmarcha, o motor foi perdendo gás e reduziu até 60km/h.li aki sobre esta situaçao, mas confesso q fiquei c/ medo da bichinha dar um tranco e a br 407 é mto movimentada. vcs podem explicar melhor como e em qual velocidade eu poderia ter reduzido para 4ª e depois 3ª marcha c/ segurança? valeu gente! Marcelo, 30, Juazeiro BA

R: Marcelo, Sempre quando sua moto cair de rendimento numa subida procure uma marcha mais reduzida. Assim a velocidade se mantém num patamar mais razoável. Você percebe que a rotação cai abaixo daquela faixa em que o motor é mais “gordo” e reduz uma marcha de cada vez.
Se a moto continuar perdendo velocidade, no mesmo ponto em que o motor perde força engate mais uma para baixo. Da mesma forma, para cima as marchas devem ser passadas quando o motor já ultrapassou a faixa de maior potência, uma de cada vez. Bons passeios e pense sempre na sua segurança. Abraços.

Vi vários testes sobre a honda 1000rr fire blade e ninguem citou algo a respeito de consumo exagerado de oleo. Estou comprando uma 2008 ( Zero ) e gostaria de saber se esse comentário procede. Tenho Honda (hornet ) já tive várias outras e nunca tive problemas e não gostaria de me decepcionar agora. Obrigado. Haroldo, 55, Joinville, SC

R: Caro Haroldo. Não temos registro desse fato, mas procure em nosso forum e veja se há em algum tópico algum comentário a respeito.
Abraços.

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