Pneus, pino, piloto, atrasado, qual, pegada, grego, lançamentos, intercomunicador, moto-escola, apressadinho

J  tem um bom tempo que nÆo te pertelhar, nÆo?! hehe Bom, andei estudando uns pneus (Michelin, Pirelli e Dunlop) e em alguns casos notei q a fabricante expäe o angulo limite qual o pneu pode inclinar-se. Pq nem todas expäe tal dado? Isso faz diferen‡a numa pilotagem segura? Qual seria o angulo o Metzeler da Tornado aguenta?!
Gabriel Gallo
Atibaia-SP
Cara, nunca ouvi falar desse “limite de inclina‡Æo”, em todo caso mandamos a sua carta aos 3 fabricantes e dois deles responderam: “Nunca ouvi falar de uma f brica de pneus publicar o ƒngulo limite (lean angle em inglˆs) de um pneu. Este ƒngulo ‚ uma combina‡Æo de condi‡äes da pista (asfalto liso/abrasivo), temperatura da pista, pista seca ou molhada, composto do pneu e a temperatura do pneu – sem falar do habilidade do piloto. Normalmente s¢ se fala do “lean-angle” quando falar de pneus esportivos e em geral os pneus que tenham um composto mais macio em teoria ter  mais aderˆncia e porem um lean-angle maior do que outros compostos. Em MotoGP foi publicado recentemente que o lean-angle m ximo numa pista seca ‚ 60ø – e numa pista molhada 45ø. Se entendo bem a pergunta do Gabriel de Atibaia, SP – ele quer saber se um pneu com um ƒngulo limite maximo maior do que outro pneu com um ƒngulo limite maximo menor seria mais segura – talvez sim porque teria mais aderˆncia – todos os outros fatores iguais. NÆo acho o fator de “lean angle” relevante quanto a escolhe de um pneu. Melhor procurar a melhor combina‡Æo de aderˆncia e durabilidade para o estilo de pilotagem da motociclista.
Kurt Lee Amstutz
Diretor Comercial”
“A Michelin nÆo fornece oficialmente esta informa‡Æo em seus produtos, pois o ƒngulo m ximo de inclina‡Æo de um pneum tico em rela‡Æo ao solo depende de v rios fatores externos e alheios ao produto.
Atenciosamente,
Andr‚ Moreira
Respons vel de Contas 2 Rodas SÆo Paulo”

Pino
Esta ‚ para o Tony Recife PE 22/04/2006, concordo com gˆnero n£mero e grau e acrescentando vc esqueceu de falar dos malditos pinos que fazem parte do conjunto de freio … disco que fazem muito barulho dando a impressÆo que vai demolir tudo, consumo exagerado, etc etc etc
andre – foz do igua‡u
Pinos do freio a disco???

Piloto
Tite, me explica o seguinte, porque nÆo temos nenhum piloto brasileiro no motogp de 1000cc? alias, acredito que nÆo tenhamos piloto em nenhuma categoria. Porque s¢ tem o Barros que representa o Brasil pelas motos? Nossos pilotos sÆo tÆo ruins assim? Vai ter prova em santa cruz, e dai vou querer ver de perto esses nossos pilotos, nÆo acredito que seja a ruindade o motivo. Se vocˆ tiver uma explica‡Æo melhor, eu agrade‡o.
Jonathan – Novo Hamburgo – rs
Pelo mesmo motivo que nÆo temos excelentes esquiadores nas olimp¡adas de inverno, nÆo temos campeäes ol¡mpicos em v rias modalidades, nÆo conseguimos patroc¡nio para brasileiros representarem brasileiros no mundial de escalada etc. Falta de interesse da m¡dia e dos investidores. Em Lisarb esporte ‚ futebol, o resto ‚ o resto.

Atrasado
Caro Tite, gostaria de usar este espaco para informar aos colegas internautas que a XT 250 ja esta dispovel no mercado – japones , quem quiser conferir e so acessar a Yamaha-Japan.Co, e nao esquecer de ,chamar um colega Japa para traduzir o texto
jorge – osasco – sp
J  mostramos a foto mais de dois meses atr s.

Qual
Estou pretendendo comprar uma 250, qual seria a melhor op‡Æo: Twister ou Fazer? Quais os aspectos positivos e negativos de cada uma? Por experiˆncia que vocˆs tem tido por a¡, qual aquiro?
rodrigo – Curitiba PR
Gostaria de fazer uma pegunta para o Sr. Geraldo Tite Simäes. Twister ou Fazer, qual vc compraria?
Laer – Brasilia
O teste da Fazer t  no ar. O da TW 2006 ainda nÆo fizemos. Mas eu nÆo compraria nenhuma dessas: pegava uma CB 500 usada!

Pegada
Tite,tenho uma Titan 2001 que acabou de sair da revisÆo de 50.000km eles liparam o carburador, mas depois de uma semana a moto est  dificil de pegar de manhÆ cedo ser  por causa do tempo frio? Detalhe:a Gasolina me Parece ser de boa qualidade.o que ela tem? troco de posto de gasolina? no dia em que ela foi para a revisÆo tb estava ruim de pegar.
Ricardo – Gravat , Pe
Primeiro troque o posto de gasolina e de gasolina. Depois leve em conta que 50.000 km j  exige algumas revisäes mais profundas como agulhas de carburador, b¢ia etc.

Grego
gostaria de saber se a parte eletrica completa volante cdi bobinas tudo. da agrale 30.0. serve na dt 200r. e o que tenho que fazer para adaptar o mesmo, tenho uqe trocar o regulador pois vou participar de supermoto pois e tb se a palheta de trok serve na dt 200 teria algum rolamento especial de competi‡Æo de 18.000 giros igual o nasha c4 que serve na rd 135. teria algum que encaixa no vira brequim da dt 200. ficarei no aguardo.
lucio – sÆo paulo
Cara, vc falou grego porque nÆo entendi nada!

Lan‡amentos
t¡nhamos esperan‡a que a Honda lan‡asse nesse final de ano a tal moto com 300 cc, freios ABS, Inje‡Æo, etc, mas pelo que eu fiquei sabendo o lan‡amento vai ser s¢ em Setembro de 2007. Quanto a moto de 1000 cc que vai substituir a Falcon, nÆo sei se vem este ano ou ano que vem. Enquanto isso, ficamos sem uma moto entre a Twister e Hornet com pre‡o mais acess¡vel.
Francis – Manaus – AM
Twister 300 com ABS??? Acho que o calor de Manaus est  te fazendo maus!

Intercomunicador
Vocˆ sabe me indicar onde posso encontrar intercomunicadores sem fio para capacete? S¢ tenho achado tranqueira por a¡.
Jos‚ – Barueri SP
Num sei! E sua revista, chegou?

Moto-escola
mostro minha indigna‡Æo com o ensino de moto-escola no brasil. no feriado dei uma aula a uma amiga, pois ela estava tendo dificuldades no zigue zague entre os cones e no subir a tabua. fiquei supreso ao ver que ela nÆo sabia acelerar e frear;¤ sabia olhar para a trajet¢ria; s¢ andava na marcha lenta e l¢gico, ¤ vencia os cones pois a moto ia muito r pido. al‚m de ¤ ensinar nada £til, os caras s¢ querem ganhar com aulas(ela j  fez varias).e quando for p/ rua? moto ¤ ‚ perigoso, mas moto escola.
douglas – sta cruz do sul- rs
Vc viu o resultado de nossa £ltima enquˆte?

Apressadinho
bom dia concordando com o tony de recife tenho um tw 2004 c/9000km e fiz um viagem de 600km ida e volta de la pra ca quando acelero mais ou corro e espero a moto esfriar na hora da partida ela bati comando de valvula tac tac tac depois normaliza comecei a andar mais devagar e parou quando corro ou rodovia faz barulho ao ligar/poque tornado agenta aqui na minha cidade a honda trocou um cabe‡ote com 2000km dde uma tw 2006 kb‡ote inteiro acho que e por isso que a yamaha preferiu um comando simples. boa tarde gts poque voce nao postou meu e-mail sobra tw comando de valvula obrigado muito bom o site
evandro – catanduva-sp
Ev, nÆo somos obrigados a publicar TODAS as mensagens. Al‚m disso chegam 60 msg por dia e a sua precisa esperar a vez. Por questäes de respeito, pedimos que ao mencionar concession ria ou lojas citem a razÆo social das mesmas para dar direito de resposta aos envolvidos.