Publicidade

Com o apoio do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, grupo de alunos de gradua‡Æo busca solu‡äes para uma das principais insatisfa‡äes dos propriet rios de ve¡culos.

O ru¡do no freio do ve¡culo ‚ uma das principais reclama‡äes do consumidor de concession rias. Pouca gente sabe, mas ele nÆo afeta o desempenho e nem compromete a seguran‡a do condutor e dos passageiros. Mesmo assim, as montadoras sofrem preju¡zos em fun‡Æo do problema. Um grupo de alunos da gradua‡Æo da Escola Polit‚cnica da Universidade de SÆo Paulo (Poli/USP), promete acabar com esse barulho implicante, mais conhecido, no ƒmbito acadˆmico, como ru¡do de freio causado pela vibra‡Æo em alta freqˆncia. Os alunos buscam a solu‡Æo, incentivados pelo programa de bolsas de inicia‡Æo cient¡fica do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Polit‚cnica.

O projeto Pastilhas de Freios – Estudo das Propriedades Mecƒnicas Complexas dos Materiais para Eliminar Ru¡dos e Desgastes inclui a constru‡Æo de uma bancada de testes para diferentes pastilhas de freios, cujos resultados serÆo um referencial importante para a ind£stria automobil¡stica. Apesar da falta de patroc¡nio, o primeiro prot¢tipo deve ficar pronto at‚ o final deste ano.

O aluno do terceiro ano de Engenharia Mecƒnica, Rafael Sasso de Campos, de 20 anos de idade, ‚ um dos pesquisadores do projeto, ao lado de mais trˆs pessoas. Ele gosta da  rea automotiva e desde que entrou na Poli decidiu optar por esse segmento “Logo que saiu a not¡cia do programa de bolsas de inicia‡Æo cient¡fica, corri para me inscrever. Achei ¢tima a iniciativa, pois assim temos a chance de conhecer o lado mais pr tico da profissÆo”, conta o graduando, que dedica cerca de 24 horas semanais para o projeto.

Publicidade

O Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli/USP valoriza jovens talentos e investe no desenvolvimento de novas tecnologias. Com o programa de bolsas de inicia‡Æo cient¡fica, os alunos da gradua‡Æo tˆm a oportunidade de trabalhar em projetos in‚ditos no Pa¡s. Al‚m de Rafael de Campos, mais trˆs alunos receberam, recentemente, o benef¡cio, totalizando quatro projetos diferentes: 1) elimina‡Æo dos ru¡dos de freios; 2) constru‡Æo de um ve¡culo a‚reo nÆo tripulado para coleta de dados meteorol¢gicos; 3) estudo de novo sistema embarcado para o repasse de informa‡äes sobre o diagn¢stico do ve¡culo; e 4) tendˆncias para a  rea de desenvolvimento de produtos no setor automotivo, incluindo pequenos e m‚dios fornecedores de montadoras.