Publicidade

Poluição de veículos é um dos grandes causadores de problemas de saúde nos centros urbanos

Os veículos automotores são um dos principais causadores de poluição atmosférica em todo mundo.

Suas emissões carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem acarretar em diversos problemas para a saúde. Segundo informações da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, –nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes–. O Estado de São Paulo é região do País que enfrenta a situação mais preocupante, pois abriga cerca de 40% da frota automotiva nacional”. Segundo os dados da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), a frota do Estado de São Paulo, em dezembro de 2007, era de, aproximadamente, 16,9 milhões de veículos.

O material particulado (poluentes) liberado pelos veículos fica suspenso na atmosfera e provoca mal estar, dor de cabeça, enjoo; problemas oftálmicos, gastrointestinais e cardiovasculares; doenças dermatológicas, pulmonares e infecciosas; alguns tipos de câncer, além de afetar o sistema nervoso.

Publicidade

Uma forma de controlar e reduzir a emissão de particulados ou compostos gasosos na atmosfera, principalmente nas grandes capitais, é o monitoramento da qualidade do ar. De acordo com Mauro Banderali, diretor da Ag Solve Ambiental, empresa especializada em monitoramento ambiental, de Indaiatuba (SP), o acompanhamento constante dos locais que concentram maior geração de poluentes possibilitam diagnosticar o problema e buscar medidas preventivas.

Segundo ele, o acompanhamento dos níveis de particulados, gases e sua dispersão na atmosfera pode ser feito por meio de estações meteorológicas, detectores de gases e amostradores de ar, que capturam e canalizam os particulados para sensores, determinando a carga existente na área monitorada.

O nível de poluição atmosférica é determinado pela quantificação das substâncias poluentes presentes no ar. O grupo de poluentes considerados como os indicadores mais abrangentes da qualidade do ar, segundo a Cetesb, é composto por monóxido de carbono, dióxido de enxofre, material particulado e ozônio, mais o dióxido de nitrogênio. A qualidade do ar está ligada a sua maior frequência de ocorrência e aos efeitos adversos que causa ao meio ambiente.

Para mais informações sobre monitoramento da qualidade do ar, acesse o site: www.agsolve.com.br

Publicidade

Siga a Ag Solve no Twitter: http://twitter.com/ag_solve