Publicidade

Distribuidora exclusiva no Brasil dos produtos Pimento, Scadas e Test Lab, da LMS, a SMARTtech mostra an lises reais AMANHÇ (4), em SÆo Paulo.

SÆo Paulo, 3 de agosto de 2005 – O transporte do futuro nÆo busca apenas ve¡culos menos poluentes, mas silenciosos. Para atender a isso, a SMARTtech Vibroac£stica, distribuidora exclusiva no Brasil de tecnologias voltadas …  rea de ac£stica e vibra‡äes da belga LMS International, promove AMANHÇ (4), o semin rio NVH na Ind£stria Automotiva. O encontro ter  palestra de Filip Deblauwe, gerente t‚cnico da LMS International, uma das empresas l¡deres mundiais em tecnologias avan‡adas para a  rea de NVH (noise, vibration and harshness ou ru¡do, vibra‡Æo e aspereza).

O semin rio vai contar ainda com a realiza‡Æo de testes, em tempo real, num escapamento de um carro e tamb‚m com a apresenta‡Æo das altera‡äes e procedimentos de realiza‡Æo do teste para a norma ISO 362, que determina o n¡vel m ximo de ru¡do de passagem de um ve¡culo em acelera‡Æo. No encontro, os profissionais do setor vÆo conhecer exemplos de testes em NVH, com aplica‡äes do software LMS Pimento, sistema de aquisi‡Æo de dados para profissionais que desenvolvem atividades no campo ou em laborat¢rio, al‚m do Test.Lab, que re£ne tudo que uma equipe multidisciplinar de Engenharia precisa para combinar a aquisi‡Æo de dados com multicanais de alta velocidade, e o Scadas III, integrado com an lises e ferramentas para gera‡Æo de relat¢rios.

Segundo o engenheiro da SMARTtech, Marcelo Gomes da Silva, os softwares possibilitam precisÆo no diagn¢stico e na solu‡Æo de problemas sobre vibra‡Æo e ru¡do. “Os produtos permitem a empresa um ganho de qualidade e produtividade uma vez que os testes e medi‡äes sÆo feitos com mais informa‡Æo e velocidade”, explica o engenheiro. De origem belga, a LMS ‚ respons vel por uma das mais importantes fam¡lias de softwares usados pela ind£stria mecƒnica mundial para solucionar problemas de ru¡dos e vibra‡Æo.

Publicidade

O encontro acontece no Address Executive Flat, em SÆo Paulo (rua Amauri, 513, Cidade Jardim). Inscri‡äes pelo telefone (11) 3168-3388, com Jacqueline Bezerra, ou e-mail [email protected]. A palestra ‚ gratuita e acontece das 9h …s 17h. Confira a programa‡Æo, com apresenta‡Æo de casos reais de teste e an lise em NVH:

PROGRAMAۂO:
9h30 – Caracterizando seu sistema – a importƒncia da identifica‡Æo de parƒmetros ac£sticos e estruturais.
11h15 – Pass-by-Noise: o que h  de novo na nova norma ISO362? Necessidades em software e hardware para a execu‡Æo de medi‡äes de Pass-by-Noise.
12h15 – Como medir a potˆncia sonora emitida por uma estrutura a partir de medi‡äes de pressÆo (ISO374x) ou intensidade sonora (ISO9614).
12h45 – O que ‚ an lise de caminhos de transferˆncia ou TPA (transfer path analysis)? Como esta ferramenta pode contribuir na resolu‡Æo de problemas de vibra‡Æo e ac£stica?
14h30 – An lise modal experimental

– teste com martelo de impacto: explica‡Æo sobre a escolha da ponta do martelo, defini‡Æo da janela de for‡a/resposta, como interpretar a fun‡Æo de coerˆncia;

– teste com excitador eletrodinƒmico: excita‡Æo aleat¢ria versus burst versus chirp;

Publicidade

– estimativa de parƒmetros modais: apresenta‡Æo dos m‚todos LSCE e PolyMax.

16h – Medi‡äes ac£sticas

– Medi‡Æo de intensidade sonora: calibra‡Æo, medi‡Æo do parƒmetro PRII, execu‡Æo de medi‡äes reais e explica‡Æo sobre os parƒmetros SPL, SIL e RII;

– An lise de potˆncia sonora.

Publicidade