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Foto: Pilotar esportiva ‚ s¢ com a ponta do p‚, quem nem bailarina

Foto: Pilotar esportiva ‚ s¢ com a ponta do p‚, quem nem bailarina

Tite duas perguntas: 1) porque quem pilota motos esportivas fica com a ponta do p‚ na pedaleira e nÆo coloca junto com o freio. 2) para andar na chuva os pneus de motos off road sÆo melhores que os esportivos.
Daniel – SÆo Bernardo do Campo – SP

R: Muito boas perguntas. 1) O piloto de moto esportiva precisa usar as pernas e p‚s para sustentar seu peso e evitar a transferˆncia de parte do seu peso para as mÆos. Usando a ponta dos p‚s, automaticamente os joelhos comprimem o tanque e alivia a tensÆo dos punhos. Tem uma legiÆo de engenheiros e f¡sicos que adoram questionar essa transferˆncia de massa porque a maioria deles tem moto custom e nÆo assimilaram o processo de deslocamento de massa do piloto sobre a moto. Mas note que nas curvas para a ESQUERDA o piloto mant‚m a ponta da bota apoiada no pedal de freio para controlar a velocidade sem necessitar cortar a acelera‡Æo. 2) Nada a ver, os pneus de uso misto sÆo duros e feitos para obter rendimento em pisos de terra e lama; no asfalto molhado um pneu esportivo ‚ muito melhor porque tamb‚m tem a borracha mais macia.

Foto: Ducati: vale a pena importar?

Foto: Ducati: vale a pena importar?

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Ducati
Primeiramente gostaria de parabeniz -los pelo imensur vel esfor‡o e tamb‚m pela qualidade das informa‡äes. Estou pensando em adquirir uma Ducati 1098. Vocˆs poderiam me informar a respeito de algumas importadoras de confian‡a? Eu corro o risco de depois de adquirir esta motocicleta, nÆo encontrar algumas pe‡as de reposi‡Æo. (Ex: filtro de ar, ¢leo e outros) e ainda, dificuldades com manuten‡Æo t‚cnica?
Rodrigo – Goiƒnia – GO

R: No item 15 do nosso FAQ tem a resposta sobre a importa‡Æo. Quanto … assistˆncia, acho melhor vc direcionar essa pergunta aos donos de Ducati. Principalmente …queles que estÆo aguardando pe‡as de reposi‡Æo h  alguns meses.

Barros
Tite. Faz tempo que nao escrevo, mas acesso o Motonline todo dia. Com a noticia que o Barros nao corre na Moto GP no ano que vem me veio a pergunta: Porque nao existe um piloto de Teste pra ficar acertando a moto nos mesmos moldes da formula 1? Vide o Luca Badoer que esta a anos na condi‡Æo de piloto de teste da ferrari. Cada moto tem que ser acertada individualmente mesmo?  preciso fazer uma moto pra cada piloto?
Lucio – Uberlandia MG

R: De fato existem pilotos de teste, mas nÆo como na F1, porque motos sÆo muito diferentes de carros. O que funciona para o Alexandre pode nÆo dar certo para um nanico como o Stoner. Al‚m disso no motociclismo nÆo se fazem tantos testes quanto na F1.

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Sucata
TITE, vendo esta foto da caranga cheia de sucata, podemos notar outras coisas irregulares e que vÆo de encontro … propositura do nobre edil : lanternas traseiras quebradas (que pelo C.B.T. ‚ infra‡Æo grave e reten‡Æo do ve¡culo), carga amarrada irregularmente e (j  que o fabuloso representante da moral e bons costumes ) aprovou a lei que obriga o entregadores a utilizar motos com at‚ 8 anos de uso , aparentemente esta arapuca ambulante tem pelo menos uns 20 anos que foi parada de ser fabricada (nÆo se trata de uma MARAJà?). Mas o que mais me surpreende ‚ o seguinte: como um trem desses passa pela vistoria do DETRAN? Ser  que os que fazem a vistoria tem algum problema de visÆo? Quanto ser  que essa trapizonga emite de gases poluentes (nÆo adiata patavinas o rod¡zio entÆo)? E se ‚ que passou por vistoria, ser  que est  com os documentos (IPVA, DP.AT. e LICENCIAMENTO) regularizados? O problema do nosso pa¡s, ‚ que enquanto tem gente que quer trabalhar s‚rio e honestamente, tem gente que quer e trabalha por interesses escusos.
Jorge – Caraguatatuba – SP

R: Pois ‚, essa ‚ a chamada “socializa‡Æo direta”, ou seja, para os agentes fiscalizadores de trƒnsito o pobre pode tudo, mas se um classe m‚dia sair na rua com um carro zero km sem o triƒngulo pode levar multa de R$ 127,00 e 5 pontos na carteira! Hehe, coisas de Lisarb!

Editorial
Tite, acabo de ler o seu editorial “trˆs minutos para viver” e achei fant stico. Acho que, especialmente a £ltima parte, que fala dos tais 3 minutos, ‚ uma li‡Æo que n¢s motociclistas devemos ter sempre em mente ao ligar a moto. Parabens pelo texto, valeu a chuva que vocˆ tomou no fim de semana pra tirar as fotos que ilustram a reportagem.
Wagner – SÆo Paulo,SP
Tite.Seguinte, muito boa sua materia “Trˆs minutos para viver”, me identifiquei com essa situa‡Æo dos “tachäes”, pois aqui onde moro tem esses tais obstaculos sendo usados como lombadas para diminuir a velocidade dos veiculos, ao inves das tradicionais lombadas de concretos um esperto teve a ideia de colocar esses tijolos para passarmos em cima, tem cabimento isso? So nÆo mando fotos das ditas cujas porque nÆo tem como mandar aqui pelo site.
Raimundo – Brodowski – SP

Massa
Tite, essa est¢ria do Centro de Gravidade t  rendendo, n‚? Mas vocˆ est  certo. Stefan Everts, 10 vezes campeÆo mundial de cross foi um dos pilotos que mais andava em p‚ (a maioria senta perto do guidÆo nas curvas). As motos de MotoGP ficaram com o banco mais alto nos £ltimos 10 anos e se nÆo fosse a t‚cnica de pressionar as pedaleiras, deslocando o CM (centro de massa) e o CG do CONJUNTO, seria imposs¡vel inclinar tanto. No enduro a mesma coisa, os obst culos mais dif¡ceis sÆo superados em p‚ nas pedaleiras. Finalmente, nÆo h  esporte que exija mais equil¡brio e deslocamento dos CM e CG para baixo e para a frente, para o lado e para tr s (nunca para cima) do que o Trial. Aquelas motos nem tˆm banco (tˆm pseudo banco, mas fica l      embaixo) e nenhum piloto usa. E nada disso ‚ por conforto, porque em competi‡Æo a £ltima coisa que se leva em conta ‚ o conforto. Ser  que est  todo mundo errado, engenheiros, pilotos, eu, vocˆ, o resto do mundo? Imagino quando vocˆ tocar novamente no assunto do contra-ester‡o.
Orlando – Belo Horizonte – MG

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R: Essa questÆo rendeu uma tremenda enche‡Æo de saco generalizada. Se um simples deslocamento de massa ‚ capaz de gerar toda essa polˆmica, imagine se eu escrever sobre o contra-ester‡o. Vai ter engenheiro rasgando o diploma!

S‚rio?
Quero parabenizar o TITE pela sua sinpatia, paciˆncia e aten‡Æo no trato com seus fÆs.
Sergio – cachoeiro de itapemirim – es

R: Vocˆ s¢ pode estar me gozando! Eu, paciente e simp tico?

Hornet 2008
E entÆo, cadˆ a Hornet 2008? At‚ quando ficaremos neste suspense. Tite, nosso guru, diz alguma coisa a¡.
Miguel – Rio Grande RS

R: Eu, dizer alguma coisa? “S¢ sei que nada sei!”

An“nimo
Ser  que este site nÆo tem diretores? os respons veis nÆo lˆem o que seus colunistas escrevem? Se algu‚m realmente se importa com seus leitores, tomem uma providˆmncia sobre as m*** que o tite escreve! olha o que ele falou pro f bio quqndo o mesmo afirmou que nÆo avia recebido resposta sobre o kit 140 para xtz125: “desculpa se nÆo dedico 24 horas para responder as cartas de vcs mas tenho q levar a valentina pra fazer coc“”, vÆo se f***!
Ricardo – IP : 189.30.125.164

R: Olha se o cara nÆo ‚ um estressadinho: a carta foi publicada em junho de 2006! Meu caro “Ricardo” dono do IP acima, se quiser ser cantar de galo manda o endere‡o completo, t ? E o que vc queria? Que a Valentina fizesse coc“ dentro de casa? T  loco? Ah, e o diretor sou eu!