GauVX_cartaz_11_12

Pontão recebe a final do Gaúcho de Velocross

A região norte do Rio Grande do Sul recebe neste final de semana (14 e 15) a oitava e última etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross 2013 e sexta etapa e final da Copa Norte. Depois de atravessar o estado de sul a norte e leste ao oeste,passando pelas cidades de Tapejara, Condor, Erval Grande, Dom Pedrito, Santa Rosa, Sta. Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e, agora chega ao final a temporada na cidade de Pontão. O campeonato chega ao final da temporada com o status de ter os principais nomes do velocross nacional, isso porque, no final de semana retrasado, os pilotos gaúchos dominaram o Campeonato Sul-Brasileiro de Velocross conquistando sete títulos de campeão e cinco de vice-campeão.

O campeonato chega a Pontão com alguns campeões definidos: Gustavo Gusberti (Vila Flores) – Intermediária Nacional, Jordan Martini (Santa Maria) – 230cc Pró, Gustavo de Freitas (Barros Cassal) – Estreantes 230cc, Elder Pirolli (Tapejara) – VX4 Nacional, Lucas Basso (Gentil) – MX2, Mateus Basso (Gentil) – VXPró. Nas outras nove categorias tudo ainda está indefinido, especialmente na categoria 65cc, onde a diferença do líder, Gabriel Costa (Dom Pedrito), é de apenas dois pontos sobre Matheus Hernandes (Rio Grande), vice-líder. A situação fica mais “dramática” com o descarte, pois a diferença cai para um ponto, com isso, quem chegar na frente é o campeão.

Na categoria 50cc a situação é mais favorável para o líder, Erick Bom Reis (Rio Grande), a diferença para o vice-líder, Pablo dos Santos (Panambi), é de nove pontos. Ainda pelas categorias de acesso, Michel Lemos (Dom Pedrito) está praticamente com o título na mão, no entanto, a vice-líder, Kamila Rocha (Chui), ainda tem chances matemáticas e, a exemplo do que aconteceu na última etapa, quando os dois pilotos sofreram quedas, tudo pode acontecer.

Entre as categorias dos adultos, a Estreante Importada é a que está com a disputa mais acirrada, Henrique Nicoletti (Ijuí), líder da categoria está a dezesseis pontos do vice-líder, Maycon Galiotto, com o descarte a diferença cai para três pontos, com esse panorama, Henrique pode até chegar uma posição atrás de Maycon que mesmo assim será o campeão. Situação parecida vive a categoria VX4, onde o líder, Giovane Pick, está com nove pontos de vantagem sobre Fernando Sanches, vice-líder, no entanto, com o descarte a vantagem fica com Fernando, que descarta zero ponto.

A expectativa é de que a etapa tenha uma participação expressiva de pilotos, pois além da final do Gaúcho de Velocross, será disputada em conjunto a final da Copa Norte de Velocross.