Publicidade
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Capaz de degradar óleos e graxas provenientes da lavagem de peças , a nova pia para lavagem de autopeças desenvolvida pela SuperBAC acaba de ser homologada pela rede de Centros Automotivos da Porto Seguro Auto.

A SuperBAC, empresa paulista especializada em soluções em biotecnologia para o agronegócio, saneamento, biorremediação e produtos para o varejo, está aplicando microorganismos específicos, de ocorrência natural, inofensivos ao ser humano e ao meio ambiente na degradação dos óleos e graxas provenientes da lavagem de autopeças, um trabalho que geralmente é feito (quando é feito) por solventes químicos, ambientalmente reprováveis.

A nova tecnologia já vem sendo recomendada pelas fábricas da Volkswagen, Audi, Mitsubishi e Fiat. Recentemente, quem também homologou a novidade foi a rede de Centros Automotivos da rede Porto Seguro Auto. Na hora de fazer a manutenção dos veículos, a empresa irá utilizar biotecnologia para evitar o manuseio de solventes de base química; prejudiciais a saúde humana e altamente contaminantes ao meio ambiente.

Publicidade

A inovação da SuperBAC se compõe de um sistema de limpeza chamado All Set System, que funciona em circuito fechado, ou seja, sem descarte para o meio ambiente. Assemelha-se a uma grande pia onde um produto desengraxante de base orgânica remove os óleos e graxas das peças e uma pastilha composta por microorganismos promove a biodigestão destes compostos.

Dessa forma o sistema funciona continuamente havendo somente a necessidade de, mensalmente, repor uma pequena quantidade do produto desengraxante perdido por arraste e adicionar uma nova pastilha de microorganismos. Tudo em circuito fechado, sem descartes ao meio ambiente. Dessa forma, o sistema é mais eficiente não só do ponto de vista ambiental, mas também do ponto vista de eficiência e economia.

O All Set compõe uma nova frente de negócios para a SuperBAC, que começou com produtos para estações de tratamento de efluentes industriais. “Hoje buscamos desenvolver soluções que atuem em diversas fontes geradoras de poluição”, diz o presidente Luiz Chacon Filho. A empresa, fundada em 1995, também oferece soluções completas em biotecnologia para serem aplicadas no agronegócio, na indústria e no varejo. Seus produtos auxiliam outras empresas a preservar a água, eliminando resíduos orgânicos de estações de tratamento de efluentes; a proporcionar mais qualidade de vida as pessoas, com a produção orgânica de alimentos; e a eliminar passivos ambientais que degradam o planeta.