Publicidade

Portugal pode decidir o título de MotoGP

A 14a ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP disputa-se no circuito do Estoril a 16 de Setembro, com os melhores pilotos do mundo das duas rodas a alinharem no bwin com Grande Pr‚mio de Portugal.

Sempre uma corrida emocionante, a visita deste ano a Portugal conta com emo‡Æo extra de ser a primeira oportunidade de se ficar a conhecer o CampeÆo do Mundo. Com Casey Stoner actualmente a liderar o Campeonato do Mundo com 85 pontos de vantagem a apenas cinco corridas do final da ‚poca, e a ter a quinta posi‡Æo como pior resultado at‚ ao momento em 2007, o australiano tem a possibilidade matem tica de averbar o primeiro ceptro da carreira antes de deixar o Estoril.

Se Stoner ganhar a sua nona corrida da ‚poca e o seu principal rival Valentino Rossi nÆo conseguir melhor que um sexto posto final, entÆo o homem da Ducati fechar  as contas do t¡tulo e tornar-se-  no primeiro australiano a conquistar o Campeonato do Mundo desde Mick Doohan.
Stoner nÆo terminou a corrida do ano passado em Portugal, colocando Sete Gibernau for a da prova naquele que acabou por ser o £ltimo Grande Pr‚mio do espanhol. Mas o australiano conta com melhores recorda‡äes de 2005, ‚poca em que venceu nas 250cc aos comandos de uma Aprilia de f brica.

Publicidade

Actualmente em segundo na classifica‡Æo, Valentino Rossi est  a passar por per¡odo dif¡cil. O italiano nÆo ganha um Grande Pr‚mio desde a visita a Assen, em Junho, e na £ltima jornada foi mesmo obrigado a desistir ao cabo de cinco voltas perante o seu p£blico, em Misano. “The Doctor” nunca terminou fora do p¢dio no Estoril, tendo ganho por quatro vezes consecutivas o Grande Pr‚mio de Portugal entre 2001 e 20045. Nos £ltimos dois anos ficou em segundo plano, com a muito emocionante corrida do ano passado a vˆ-lo envolvido numa luta a trˆs, com Kenny Roberts Jr e Toni Elias, at‚ … linha de mete e com o espanhol a acabar por levar a melhor por meros 0,002s. Apesar das hip¢teses de conquistar o t¡tulo serem muito reduzidas, Rossi disse j  que a temporada s¢ termina quando a matem tica o disser, pelo que nÆo vai facilitar a vida a Stoner.

Se quisermos provas que tudo pode acontecer no MotoGP basta olhar para o actual terceiro classificado Dani Pedrosa e para a colisÆo que teve o companheiro de equipa Nicky Hayden em Portugal no ano passado. Tudo levava a crer que o jovem espanhol tinha custado o t¡tulo ao norte-americano, uma situa‡Æo embara‡osa para Pedrosa que esta ‚poca tudo tem feito para evitar essa situa‡Æo. O Estoril nÆo ‚ um dos tra‡ados preferidos do antigo CampeÆo do Mundo de 125cc e 250cc, j  que nunca conseguiu melhor que a quarta posi‡Æo em qualquer classe.

Enquanto Rossi pode facilmente ser apanhado por Pedrosa, o pr¢prio espanhol tem atr s de si um grupo de pilotos em busca pelo terceiro posto do Campeonato do Mundo. A dupla da Suzuki composta por Chris Vermeulen e John Hopkins estÆo numa sequˆncia de p¢dios nos £ltimos tempos e chegaram mesmo a partilh -lo em Misano. A amistosa rivalidade entre os dois tem levado a um sucesso continuado da Suzuki GSV-R800 e os quatro pontos entre o australiano e o anglo-americano sÆo
excelente prova do n¡vel que a equipa est  a viver neste momento. Vermeulen est  mais perto de Pedrosa, a 24 pontos.

J  Marco Melandri parece ser uma raridade nas corridas de motos: um piloto que acaba por apresentar melhores presta‡äes quando est  lesionado. O “homem de a‡o” do MotoGP tem sofrido uma s‚rie de contratempos nas £ltimas trˆs corridas, sofrendo duras quedas durante os treinos que lhe afectaram as costas e tornozelo e uma misteriosa lesÆo no pesco‡o em Brno. Apesar disto, o italiano terminou as duas £ltimas corridas em que participou entre os quatro primeiros, incluindo o segundo p¢dio da ‚poca em Laguna Seca, no Estados Unidos. O italiano espera estar totalmente recuperado para correr no Estoril, uma pista onde por duas vezes subiu ao p¢dio nas 250cc, mas na qual tem como melhor resultado na categoria rainha a quarta posi‡Æo.

Publicidade

O resto do Top 10 ‚ composto por Colin Edwards, Loris Capirossi, o CampeÆo do Mundo Nicky Hayden e o veterano brasileiro Alex Barros. Este £ltimo a regressar agora ao palco da sua £ltima vit¢ria no MotoGP, que remonta a 2005.

Nas 250cc temos tamb‚m um l¡der isolado, com Jorge Lorenzo a mostrar-se impar vel nas £ltimas corridas. O espanhol ganhou oito provas at‚ ao momento, todas a partir da pol‚, e o triunfo em Misano fez dele o mais bem sucedido piloto espanhol na hist¢ria das quarto de litro. O piloto oficial da Aprilia tem problemas para resolver com o Estoril, j  que ‚ o £nico circuito do calend rio onde nunca subiu ao p¢dio nas 250cc.

Lorenzo apresenta actualmente uma vantagem de 54 pontos sobre Alex de Angelis, que sofreu uma quebra de forma na pior altura poss¡vel. Depois de 15 corridas sem nunca terminar pior que 4ø, desde o acidente de Brno, o piloto de SÆo Marino viu a sua m‚dia cair com um 11ø e um quinto posto nas duas £ltimas corridas. Neste momento a sua principal preocupa‡Æo dever  ser manter-se … frente de Andrea Dovizioso que o segue a mero ponto de distƒncia na classifica‡Æo depois do italiano ter visto um problema mecƒnico em Misano prejudicar-lhe os intentos de lutar pelo t¡tulo.

µlvaro Bautista, Hector Barber  e Hiroshi Aoyama completam os seis primeiros das 250cc.

Publicidade

H  quem diga que as corridas mais excitantes das £ltimas semanas tˆm sido as das 125cc, e a verdade ‚ que a competi‡Æo est  totalmente em aberto no que respeita … corrida ao t¡tulo. Gabor Talmacsi ‚ o actual l¡der da tabela de pontos da categoria mais baixa depois de espectacular corrida em Misano e na qual o companheiro de equipa e rival ao t¡tulo Hector Faubel colidiu com Simone Corsi numa corrida muito disputada e em que a vit¢ria acabou por ir para Mattia Pasini.

Talmacsi lidera com dez pontos de vantagem, depois de ter invertido a margem de Faubel antes de Misano. Atr s da dupla surge Tomoyoshi Koyama, da KTM, apesar de estar a uns distantes 44 pontos. Lukas Pesek parece ter terminado a corrida pelo ceptro depois da queda na £ltima jornada e est  em quarto, … frente de Simone Corsi e S‚rgio Gadea.