Publicidade

O motonliner Weber Macedo planeja comprar uma Yamaha XT 660R Ténéré (se for a XT 660Z Ténéré o problema é o mesmo), mas está preocupado com a sua (dele) altura e também a da moto. Acompanhe este problema muito comum.

Estou precisando de uma ajuda. Tenho planos de comprar uma Yamaha XT Ténéré 660, mas ela é muito alta para a minha estatura (1,69 m). Tenho uma Ténéré 250 e já acho ela alta. Pesquisei na Internet e encontrei um kit para rebaixá-la e é aí que entra a minha dúvida. Quais os problemas que a XT 660 poderá apresentar se eu rebaixá-la?

Veja a resposta do Bittenca:

Weber, no projeto da motocicleta há inúmeros objetivos a serem cumpridos pelos engenheiros e eles escolhem comprometer algumas qualidades para dar preferências a outras. No caso da altura do banco das motos, essa é uma questão muito comum. Várias coisas são levadas em conta para definir a altura da moto. E delas resultam a dirigibilidade e a ciclística, sem falar do funcionamento da suspensão, que torna-se um componente dinâmico na geometria.

Publicidade

Este conjunto de componentes resulta em variações na dirigibilidade da moto e por consequência, na segurança. Mudanças na suspensão, como você pode ver, tem grande implicação na segurança e por esse motivo não se recomenda. Mas o mercado oferece a solução menos perigosa da modificação do banco, onde somente a altura da espuma se rebaixa e isso pode ser uma boa solulçao para o seu caso e o de muitos outros motociclistas. Abraço!