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Potência mínima para pegar estrada, Multa de trânsito misteriosa, Peças de reposição AME Amazonas,  Periodicidade da troca de óleo, Acidente em Cruzamento

Gostaria de saber qual a potencia minima permitida para motos/Scooters rodarem nas estradas. Estou pretendendo comprar uma Biz ou Scooter da Honda,ou tbem outro scooter de menor potencia. Vcs poderiam ajudar-me. Grato Genézio (49) São Paulo – SP

R: Genézio é proibido ciclomotores de trafegar em vias de velocidade acima de 60Km/h. Agora quanto a sua opção, pense que tanto a nova scooter da Honda LEAD 110, como a Honda Biz 125cc, são produtos cuja finalidade é propiciar locomoção nos centro urbanos, não são produtos para se trafegar em rodovias, dado sua limitação a velocidade de cruzeiro. Cuidado e pense na aquisição de equipamentos: luva, jaqueta, botinha, além de bom capacete.

André Garcia, boa tarde. Recentemente fui parado para averiguação em uma operação especial no 1ºpedágio da Rod. dos Bandeirantes, o policial nitidamente nervoso me pediu o documento da moto e CNH, foi até a viatura, fez umas anotações em uma prancheta aparentemente para fins de controle, voltou e me desejou boa viagem. O fato é que depois de uma semana recebo uma multa por conduzir o veículo com qualquer uma das placas sem legibilidade e visibilidade. Então a pergunta é: Eu não deveria ter sido comunicado que estava sendo multado? Não teria que assinar a multa e etc.? Posso ou devo recorrer a uma defesa? Grato. Rodrigo Sousa (36) São Paulo – SP

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Foto: CET Honda

Foto: CET Honda

R: Rodrigo, 1º) pergunta óbvio, mas dado a rapidez que ela chegou: na multa consta o local onde você foi parado? Se sim, verificar quem lhe atuou e exigir do Comando da Polícia Rodoviária, qual a razão da aplicação da multa sem informar o autuado (no caso você). O correto seria você ser informado da multa, mas não existe obrigatoriedade de você assiná-la. Explico: se você assinar na hora, seu prazo para recurso começa a correr no primeiro dia útil. Se você pela notificação, só começa a correr o prazo quando isso ocorrer. Se você não utiliza eliminador de pára-lama, onde a placa fica fixada na carenagem, o que dificulta sua visualização e estando conservada, você tem sim todo direito de recorrer.

Queria saber onde encontro peças em salvador da moto amazonas 125 completa. Ana (38) Camaçari – BA

R: Ana a concessionárias mais próxima fica em Vitória Conquista -BA, segundo informações no site da Amazonas http://www.ameamazonas.com.br/ Tente também, pelo Departamento de Assistência Técnica – Sr. Rogério Abrão – (11) 3545-6200 e boa sorte!

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Amigos do Motonline; acabo de adquirir a nova CB300R da Honda. Ao retirar a moto da concessionária, durante a inspeção de entrega, fui avisado de que deveria trocar o óleo do motor a cada 1000 Km. Ao ler o manual, na tabela de manutenção, consta a cada 4000 Km. E aí, quem está errado? Paulo Ricardo (40) Laguna – SC

R: Paulo Ricardo, boa tarde! Esse assunto foi publicado recentemente: link abaixo.

Estive lendo seu artigo sobre cruzamentos e gostaria de relatar o meu ocorrido, pois voce nao relatou essa situação Tenho 47 anos, e tenho uma XT 660r (agora toda quebrada) e com o pé direito quebrado e operado. Estava numa via prefencial, mao unica, paralelo e ao lado esquerdo de um onibus. Aproximando de um cruzamento, com uma certa valeta, o onibus reduziu, naturalmente reduzi tambem, porem menos que o onibus. Pela direta, sem que eu visse, pois o onibus encobriu minha visão, um megane atravessou a placa pare…provavelmente pensando que seria mais rapido que o onibus e nao precisaria parar…esqueceu que eu e minha moto pudessemos surgir …e foi o que ocorreu .. felizmente ele não me acertou..e sim eu acertei ele, voando por cima do carro e caindo do outro lado…uns 5 metros adiante. Quebrei meu pé e estou debilitado, em tratamento. O problema é quando não se respeita a sinalização do transito..pode-se ter todo o cuidado do mundo.. Eu estava devagar, pois se estive apressado, talvez eu estaria na trajetoria dele e bem mais avariado que agora. ANTONIO SERGIO CASTELO BRANCO (47) Jaboticabal – SP

R: Antonio façamos uma reflexão: Se o ônibus estava lhe prejudicando a visibilidade, você deveria ter diminuído a velocidade a tal ponto, permanecendo ao lado, mais atrás do ônibus, permitindo que ele fizesse primeiro o cruzamento e lhe dando proteção no cruzamento. A matéria do Geraldo TITE Simões visa essa reflexão: antever, prever a conduta errada de outro condutor. Você do ponto de vista jurídico não está errado. Mas do ponto de vista segurança motociclistico cometeu um equívoco. Assim, como em acidentes de avião se apura o que deveria ser feito para evitar o episódio, devemos pensar no que devemos fazer, para não nos envolvermos em acidente de trânsito, mesmo o outro condutor sendo um animal selvagem que deveria estar numa jaula ou um sociopata, que é o que mais se tem hoje nas vias urbanas.

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Abraço a todo e não esqueçam: não há razão quando se ganha uma lesão.