Foto: Yamaha Fazer 250

Potência, motonliners, fogo, ângulos, fantasma etc

Foto: Yamaha Fazer 250

Foto: Yamaha Fazer 250

Tite, no Manual da FAZER tem isso que segue a abaixo: Potˆncia m xima 21 cv a 7 500 rpm; A¡ vem a pergunta de um leigo. Enquanto a rota‡Æo estiver abaixo ou acima a potˆncia ‚ menor?
Fabiano – SÆo Jos‚, SC
Sim, claro, sempre que a rota‡Æo estiver abaixo ou acima da m xima a moto estar  rendendo menos do que a potˆncia m xima.

Elogio
Tite, ‚ a primeira vez que estou te escrevendo. Tenho acompanhado frequentemente o site durante um ano inteiro desde que descobri e, s¢ temos a agradecer; aqui descrevo em nome de todos os motociclistas e apaixonados pelo mundo das duas rodas, pela qualidade das mat‚rias, seriedade, experiˆncia e responsabilidade em ser cr¡tico nas resposta objetivas dos questionamentos dos “motonautasonline”.
fernando – tapejara-rs

Motonliners
Tite! Eu e meu primo, leitores fi‚is do motonline adquirimos os bon‚s muito stayles do site. Pois bem, ai vai a proposta. Como sempre estamos nos eventos motociclisticos da regiÆo SUL, e sabemos que h  leitores do site por aqui, acho q seria legal conhecer os demais leitores para criar um vinculo dos motonliners aqui no SUL. Para nos achar ‚ facil! Estaremos sempre com o bon‚ do motonline e eu tenho 1,92 e o meu primo 1,90 barbada n‚! A proposta vale pra todo mundo que adquiriu os bon‚s. Assim podemos criar comunas de motonliners por todo Brasil! T  dada a id‚ia!
GABRIEL – NOVO HAMBURGO RS
OK, baixinhos, est  aberta a proposta: todo bom Motonliner s¢ sai nas ruas com o bon‚ para identificar os membros da mesma confraria! Em Novo Hamburgo ‚ f cil achar, porque ‚ s¢ olhar pra cima!

Fogo!
Gostaria de saber se vocˆs conhecem algum caso de combustÆo espontƒnea de Yamaha Drag Star pois acredito que possa ser o meu caso. A mesma incendiou-se e estava parada … 2 semanas na garagem.
Rodrigo – Jaragu  do Sul – SC
Karaka! NÆo sabia disso, mas entre em nosso f¢rum e coloque esta indaga‡Æo! Ah, mantenha um extintor de incˆndio por perto.

¶ngulos
Tite, me socorre preciso dos dados de ƒngulo de caster e trail da Tornado e Bros 150, pois nÆo encontro no site da honda. Por favor, preciso urgente, se poss¡vel me mande pelo e-mail mat‚ria ou algum link que explique a importƒncia dessas medidas e quais seus efeitos na condu‡Æo da motocicleta. Preciso para subsidiar um trabalho que estou tentando desenvolver, prometo citar a fonte, uai!
Robson – Belo Horizonte – MG
Estou justamente preparando um texto t‚cnico sobre isso, mas esses dados vc pode obter com ajuda dos donos de Bros e Tornado no nosso f¢rum.

Fantasma
Tite, vocˆ ja viu ou ouviu falar sobre um tal de Ghost Rider?
Abel – SÆo Paulo, SP
J !

Entidade
Gostaria de saber como montar uma entidade jur¡dica de pessoas para competir em trilha de motos, visto que nÆo sei se monto uma liga amadora ou uma associa‡Æo, ou entÆo algo do gˆnero. Portanto, se poss¡vel pudesse me responder esta minha d£vida, gostaria que me enviasse material para proceder de forma correta … montagem da entidade, caso nÆo seja com vcs, por favor me indique um site.
Uinaj  – Buritirama – BA
Procure um motoclube da sua regiÆo, temos uma se‡Æo espec¡fica com v rios links de motoclubes.

Pe‡a
Eae pessoal, primeiro parab‚ns pelo site, foi aqui que tirei minhas d£vidas qndo peguei minha V-Blade, e agora preciso de ajuda, tenho uma Yamaha FS1 ano 74 e to com um problemÆo nÆo consigo encontrar o carburador dela, vcs sabem d algum lugar ou algo que eu possa fazer neste carburador?
Jonas – Cianorte – PR
Putz, essa ‚ dif¡cil, pesquise com o pessoal do f¢rum, ou entre em contato com a turma do www.motosclassicas70.com.br.

Em V
Cara, eu estava lendo sobre as Aprilias SVX e RXV e na materia dizia o angulo do motor, no caso um V2 de 77§ de 450 e 550 cc, referente ao angulo, nÆo ‚ a primeira vez que vejo citarem o angulo, mais com valores diferentes, quais as diferen‡as de rendimento para um motor com angulo maior, e outro com o angulo menor (considerando os dois motores em V e com a mesma cilindrada?) procurei na busca e nÆo achei nada.
Murilo – Joinville SC
O ƒngulo entre os cilindros tem pouco a ver com o desempenho, mas muito mais com outras caracter¡sticas, tais como vibra‡Æo, arrefecimento, volume, tamanho, comprimento total da moto, altura, velocidade angular (rota‡Æo), torque etc etc. O desempenho ‚ apenas UM dado. J  estou bolando um texto espec¡fico.

ZX 6R
e ai tio limpando a poeira do rally fico sabendo da nova ninja zx6r ouvi dizer que seu motor consegue superar 16000 rpm fala tio onde as 600 vao parar se for no brasil e em algum poste mas so nao mao de alguns doidos varridos.
ricardo – guaruja – sp
 realmente nÆo sei onde as 600 vÆo parar!

Dois tempos
Tite, Tenho 4 perguntas para vocˆ, antes de fazer as pergunta eu procurei procurei (internet, oficinas) mas nÆo encontrei respostas, ai vai as perguntas Qual o Futuro dos Motores 2 Tempos? A algum projeto, pesquisa que possa trazer de volta os motores 2 Tempos ou seja que eles nÆo morram? A RD350 R 91/92 ‚ dif¡cil de se restaurar e manter, pe‡as, mecƒnica etc? A AGRALE 27.5 E ou EX ‚ dif¡cil de achar para comprar, tem pe‡as? ‚ dif¡cil encontrar?
Diego – Londrina, PR
Os motores 2 Tempos vÆo parar no museu. NÆo, nÆo h  nenhum estudo atual para trazer o 2 Tempos de volta …s motos, apenas em alguns scooters que j  usam inje‡Æo eletr“nica e catalisador. Dificilmente uma moto acima de 125 receber  motor 2T. Sobre restaura‡Æo s¢ depende de quanto $$$ vc quer gastar. Se tiver grana ser  bem f cil. Se eu soubesse onde encontrar uma Agrale 27.5 ou EX eu ficaria bem quieto pra ningu‚m comprar e sair por a¡ soltando fuma‡a na minha cara. Pe‡as? Hum, s¢ se vc garimpar pelas oficinas do sul.

Carenagem
Tenho uma Honda CBX 200 e coloquei carenagem no motor, de acordo com o CTB estou cometendo infra‡Æo?
Alan – Cama‡ari, BA.
De acordo com o CTB at‚ soltar pum na moto ‚ pass¡vel de multa! Tudo depende do bom senso dos agentes fiscalizadores, ou seja, vc est  correndo risco de ser multado.

Deu certo!
Eu desmontei a minha moto carburador velas filtro de ar para da uma limpada geral a minha moto e uma bandit 250 suzuki oque aconteceu foi o seguinte depois de montar tudo devolta trocar o filtro por um novo eu so abri a parte de cima dos carburadores depois de tudo isso quando eu montei ela nÆo pegou mais depois de horas tentando ela pegou mais so esta esquentando dois lados do escapamento e ela esta como si estivese afogada nÆo anda more assim que poe a primeira marcha oque fazer aqui os mecanicos nÆo gostam de reparar pra eles e mais facil trocar a moto ..
JoÆo – Ibaraki Ken JapÆo
Com certeza vc montou alguma coisa errada! Se dois cilindros nÆo funcionam comece verificando os cabos de vela. REtire e dˆ a partida pra ver se tem fa¡sca. Depois retire o filtro de ar e fa‡a funcionar. Se continar falhando o problema ‚ de carbura‡Æo, deve ter descido sujeira para os giclˆs.
Nova mensagem do JoÆo: agrade‡o muito quando vc falou que deveria ter montado algo errado eu percebi que tinha invertido os cabos das velas voltei e recoloc -los como antes . por que antes de desmontar as pe‡as eu fotografei quando fui comparar as foto vi meu erro muito obrigado mesmo me ajudou muito.
Hehehe, Motonline funciona at‚ no JapÆo!