Potência, pneu, verdade?, bomba, editorial, taxa, qual, olhômetro, início, oficina, recauchutado, TW,

O nome ‚ esse mesmo,igualzinho,meu pai achou lindo (O NOME) e e me deu. obvio que vc nÆo pensou q fosse o gˆnio ricÆo, aina mais falando de GS500 e 150sport. T“ num cons¢rcio da 150 sport, a GS500 (carenada) ‚ o meu sonho, pois cabe no bolso e ‚ muito econ“mica para uma 500. Tite,vc nÆo acha q a CB e a GS500 poderiam ser + potentes? porq se uma 600,pr¢xima como a hornet d  230,240 K/h; 96,5 cv ; e uma 500 s¢ d  180 k/h, 53cv em m‚dia,nÆo poderia ser 200, 210 K/h e de 65,70 cv aproximadamente?
Hans Donner – Macei¢, Al
Bem que desconfiei que nÆo era vocˆ! Sobre a potˆncia, leia o artigo sobre cilindrada e potˆncia que est  no ar. Um moto como a CB ou GS 500 tem car ter urbano/utilit rio, nÆo ‚ para ser esportiva.

Pneu
Tenho uma CBX Twister 2003 e gostaria de saber no que vai influˆnciar na minha moto se eu colocar pneus da CB 500 nela, quanto a estabilidade, dura‡Æo dos pneus, consumo de combust¡vel, frenagens, etc, dizem, nÆo sei se ‚ verdade, que este pneu na twister dura mais porque ele ‚ feito pra moto mais pesada. Gosto muito do site principalmente porque nÆo tem rabo preso com ningu‚m e se for preciso descer a lenha em uma ou outra moto nÆo vÆo hesitar em faze-lo em prol dos apaixonados por moto.
Luis – Brotas – SP
Vamos com calma, o fato de nÆo ter o rabo preso tamb‚m nÆo significa que eu tenho o rabo solto por a¡! Pneu mais largo piora a estabilidade, aumenta o consumo e vc gasta dinheiro a toa.

Verdade?
Eu tenho uma cg 150 e observei que ela faz uma vibra‡Æo em media rota‡Æo e tracionando. Segundo o que me falarÆo ‚ um erro que existe no motor.  verdade?
Tiago – Joa‡aba-SC
 mentira, motor monocil¡ndrico vibra mesmo!

Bomba
T  certo que eu devo perguntar pra ELES, mas como parece ser algo de mecƒnica, pensei que vc soubesse. Obrigado pela educa‡Æo da sua resposta. Tava lendo a mat‚ria “mudar pra pior”, e sinto lhe informar que a mania de colocar guidÆo baixo em motos tipo CG nÆo acabou. Quando a moto falha mesmo com o carbura limpo, pode ser a bomba de gasolina?
Victor – Petrocity-PE
Depende, se a moto tiver bomba de gasolina, pode ser, mas sÆo pouqu¡ssimas motos que tˆm bomba. Pode ser filtro de ar sujo.

Editorial
Caro amigo Tite, gostei muito de seu texto Mudar Para Pior, muito pertinente em todos sentidos. Continue a abordar estes assuntos, fato que poder  contribuir para a mudan‡a de mentalidade destes “gˆnios”, que nÆo tem id‚ia do risco que correm e o pior, aos danos que poderÆo causar em terceiros com este monte de bobagens. V  em frente, pois este assunto ‚ muito s‚rio e testos com este, contribuem muito para a boa forma‡Æo de uma cultura motociclistica.
Julio Camargo Carone – SÆo Paulo – SP
Obrigado, maestro Carone!

Taxa
Finalmente Tite queria q vc me explicasse qdo eu leio nos testes aquilo que chamam de taxa de compressÆo de cada moto, oq significa exatamente, por exemplo a YES tˆm 9,2:1 de taxa de compressÆo e na Bandit 1200 tem a taxa de 9,5:1, queria entender oq significa em termos reais e pr ticos e explica tamb‚m a escalonagem da caixa de marchas das motos com aqueles n£meros 2,14364 na 1§, nÆo sei qtos na segunda e etc. Me diz a¡ se na sua opiniÆo precisa de uma 6§ marcha na FAZER!
Igor – Salvador – Ba
Cara, esses dados sÆo complexos pra explicar assim, na se‡Æo de cartas. Se vc tiver pressa, use o Google pra pesquisar “taxa de compressÆo”. A rela‡Æo de marchas ‚ f cil: 2,143:1 significa que para cada dente da engrenagem maior representa 2,143 na pequena. Quanto maior esse n£mero mais “curta” ‚ a marcha. As primeiras marchas tˆm rela‡Æo 3:1 por exemplo, e a £ltima ‚ 0,634:1, por exemplo, porque ‚ bem loooonga. Sim a Fazer precisa de uma sexta marcha.

Qual
Estou querendo trocar de moto e estou num dilema. Tenho uma Fazer 250 e quero trocar por uma moto maior. Andei dando uma olhada em algumas CB-500 e GS 500 semi-novas e vi uma Bandit 600 1997 dentro do meu or‡amento que me deixou tentado. Vou usar a moto s¢ nos finais de semana em viagens curtas e as vezes na cidade quando o horario tiver apertado e nÆo for dar tempo de chegar de carro. Qual que vocˆ acha que ‚ melhor para mim comprar?
Angelo – MairiporÆ SP
A Bandit 600, sem d£vida!

Olh“metro
O! to indignado com as oficinas aqui em cuiaba, o problema da minha moto era o caminho da valvula que gastou e tava descendo oleo pro pist o e tb que quando mexi no motor da ultima vez nao trocaram a camisa, foi recondicionada e virou uma suruba no motor a camisa comeu os aneis que comeram o pistao e tive que trocar tudo de novo, a minha pergunta ‚ quais os aparelhos de medicao um mecanico tem que ter? como se mede se a valvula t  no ponto, nao ‚ s¢ no olhometro nao n‚?
wagner – cuiaba mt
à, qualquer servi‡o mal feito ‚ pass¡vel de a‡Æo na delegacia de defesa do consumidor, seja uma concession ria ou uma oficina de fundo de quintal. Leia o editorial “Defesa do Consumidor”. SÆo v rios aparelhos de medi‡Æo que terminam em ¡metro, “metros e ¢grafos. Olh“metro nÆo rola.

In¡cio
Gostaria de parabenizar vocˆs pelo site tirar uma d£vida sobre como devo proceder no in¡cio do dia, para ir ao trabalho. Tenho um CBX 250 TWister, todo dia qdo saio para o trabalho,saio com a moto em baixa rota‡Æo 3000rpm (nÆo demoro mais q 1 minuto com a moto parada antes de sair) ando uns 600 metros e vou aumentando os giros do motor para 4000 bem tranquilo e sem pressa, desenvolvendo bem a velocidade. est  correto fazer dessa forma?
Rodrigo – macei¢, AL
NÆo precisa nada disso, basta ligar, esperar estabilizar a marcha lenta depois de uns 30 segundos, desligar o afogador e ir embora normalmente.

Oficina
Tite, o leitor Rubens de Cotia/SP, ficou em uma rasga‡Æo de seda com o Salvatori e recomendou a todos os que moram na Zona Oeste de Sampa. Como eu moro na Z/O me interessei. S¢ que procurei na se‡Æo Ofinas do Motonline e nÆo encontrei nada al‚m da Cir¢ Motos Ltda. Mecƒnica Cir¢ Marca: Caloi Suzuki contato Sr Salvatore.  essa oficina mesmo? SenÆo, como posso descobrir o endere‡o da oficina pra levar minha TDM l ?
Adriano – SÆo Paulo – SP
Acho que ‚ essa mesmo.

Recauchutado
lendo o teste da Boulevard que tu fez, vi q bateu seu recorde voltando de floripa em 7 hr e 15 min,e quero dizer q tb j  fiz esse tempo de l  pra c , mas s¢ que foi de carro, pq minha noiva nÆo gosta muito de moto e eu adoro moto (os opostos de atraem mesmo), mas como sÆo as mulheres q mandam mesmo e nÆo adianta discutir,tive q deixar as minhas meninas em casa mesmo (cg e twister), bom indo ao q interessa, tu viu esse absurdo? foi aprovado uso de pneu recauchutado para motos!
Daniel – SÆo Paulo, SP
Acho que nÆo foi regulamentado ainda, vc viu a not¡cia onde?

TW
Sou propriet rio de uma CBX 250 Twister Ela t  com um pequeno batido na corrente de comando Seria vi vel trocar somente o tensor, ou isso viria a me causar danos posteriores ao motor. (T  com 20.000 Km rodados). O que vocˆs sugerem neste caso?
Ricardo – Lagamar – MG
A primeira sugestÆo ‚ consertar seu teclado porque est  repetindo as teclas de v¡rgula, ponto final e interroga‡Æo. Precisa levar na concession ria e pedir pra regular o tensor da corrente de comando.